As redes sociais ajudam nas decisões de compra de 25% dos usuários de internet, segundo pesquisa do Ibope Mídia. O estudo, realizado em 11 regiões metropolitanas do País, mostrou ainda que 20% desses internautas afirmaram que compraram um celular ou mudaram de plano telefônico para acessar redes sociais com maior facilidade.
A maior parte dos entrevistados aprova ações de marcas nas redes sociais, afirmando se sentir confortáveis quanto às empresas usarem as redes para divulgar seus produtos ou serviços. Eles também aceitam facilmente as empresas a usar redes para analisar o comportamento dos consumidores e se comunicar com eles.
Por outro lado, o potencial da mídia social é inexplorado por empresas. A Universidade de Harvard fez uma pesquisa com 21 mil empresas e apenas 7% delas usam a mídia social em suas ações de marketing. A pesquisa ainda identificou que 75% das empresas não sabem o que seus clientes falam delas nas mídias sociais. A pesquisa indica ainda que as companhias que usam mídias sociais não chegaram a desenvolver atividades específicas para explorar seu potencial. E mais da metade respondeu que usa as redes, mas apenas 23% sabem o que seus clientes estão falando sobre a comapnhia.
Esas companhias se privam de saber sobre sentimentos negativos ou positivos sobre a companhia e não conseguem ter a dimensão da influência de alguém que está criticando ou elogiando. "Além disso, perdem a oportunidade de usar uma excelente ferramenta para medir o retorno de campanhas de marketing em tempo real, por exemplo", afirma Tom Davenport, responsável pela pesquisa.
A percepção de metade das empresas sobre o papel da mídia social é de que ela aumenta o reconhecimento da marca e de seus produtos por parte da audiência. Mas essa informação, combinado ao fato de que somente 25% das companhias acreditam que o uso das redes têm sucesso nesse objetivo, evidencia falhas estratégicas.
O futuro, no entanto, pode representar um movimento interessante nesse mercado. Dentre todas as companhias ouvidas, 36% planejam ter ferramentas que analisem sentimentos dos clientes nas redes sociais nos próximos dois a três anos. Além disso, 27% querem análises preditivas relacionadas à mídia social e 26% pretende ter meios de medir o impacto das conversas online.
Do Blog: Fica a dica para as empresas que desejam sair na frente e usar e abusar das redes sociais, mas com ressalvas e muito cuidado, pois como sabemos, tudo que te leva ao sucesso rápido, te derruba mais rápido ainda.
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