Impostômetro

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ANP vai intensificar fiscalização em postos de combustíveis para conter cartéis

Brasília - O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, disse hoje (28) que a entidade vai intensificar a fiscalização nos postos de combustíveis para evitar a formação de cartel. Ele informou que, em Brasília, em 63% dos postos fiscalizados foi encontrado o mesmo preço da gasolina.
“Isso, na nossa opinião, é um indicador veemente da formação de cartel”, disse Lima, ao chegar para a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no Ministério de Minas e Energia. Segundo ele, o fato já foi comunicado ao Ministério da Justiça e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a ANP quer ter acesso às planilhas de custos dos postos de combustíveis.
Lima disse também que o governo ainda estuda a possibilidade de reduzir o percentual do álcool que é misturado à gasolina, mas a pressão para a mudança já diminuiu, com a entrada da safra do etanol e a redução do preço do produto.

Comercialização e estocagem de álcool passam para o controle da ANP
A presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (28) a Medida Provisória (MP) 532, que muda a classificação do etanol de produto agrícola para combustível. Com a mudança, a comercialização, estocagem, importação e exportação do etanol estarão sob controle da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a partir de agora, e não mais do Ministério da Agricultura.
A mudança será publicada na edição de amanhã (29) do Diário Oficial da União. Na mesma MP, o governo também determina a redução do percentual mínimo de mistura de álcool anidro na gasolina. Atualmente, esse percentual varia entre 20% e 25% e, agora, poderá variar de 18% a 25%.
As duas medidas aumentam a capacidade do governo de regular o setor e são tentativas de reduzir a pressão inflacionária do álcool combustível, provocada pelo aumento dos preços do produto na entressafra da cana-de-açúcar.
Além das mudanças no setor de combustíveis, a MP 532 também amplia a atuação da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). A mudança no marco regulatório vai permitir que os Correios possam ampliar a atuação em atividades de logística, transportes, serviços financeiros e digitais. A MP autoriza ainda a atuação internacional da empresa.
A presidenta também sancionou, hoje, lei que autoriza o Ministério da Saúde a atualizar anualmente a lista de medicamentos e procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A tabela estava defasada há cerca de dez anos.

Fonte: Agência Brasil

Contribuinte tem até hoje para entregar declaração do IR

Brasília - Termina hoje (29) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. A Receita Federal lembra que o envio pela internet poderá ser feito até as 23h59, horário de Brasília. Os contribuintes que optarem pela entrega em disquete devem estar atentos ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Neste ano, o formulário de papel deixou de ser aceito.
Quem não declarar dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O programa de computador que gera a declaração do Imposto de Renda está disponível na página da Receita na internet. No mesmo endereço encontra-se o aplicativo Receitanet, que transmite o documento.
A secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, fará, às 19h, um balanço da entrega das declarações. Participam também o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, e o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinicius Ferreira Mazoni.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Copom prevê alta de 2,2% no preço da gasolina

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) cedeu às evidências do mercado e previu que a gasolina terá inflação de 2,2% este ano, mas manteve a projeção de que não haverá aumento para o gás de botijão, ou gás de cozinha, como é mais conhecido.
De acordo com avaliação das tendências de inflação, expressa na ata divulgada hoje (28) pelo BC sobre a reunião que o Copom realizou na semana passada, o comitê manteve a perspectiva de reajustes acumulados de 2,9% para telefonia fixa e de 2,8% para eletricidade.
O Copom reconhece também que no início do ano houve “concentração atípica” de reajustes de preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, educação, saúde, transporte público, saneamento e outros). Mas acredita que o comportamento desses preços tende a ser “relativamente benigno” no segundo semestre.
O colegiado de diretores do BC estima que a inflação dos preços administrados deve encerrar 2011 em 4,3%, e não mais 4% como havia calculado na reunião realizada no início de março, e elevou de 4,3% para 4,4% a expectativa para 2012. Esse conjunto de preços teve peso de 28,83% na composição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quanto às expectativas sobre o IPCA deste ano, o Copom cita o cenário de mercado, expresso na pesquisa semanal que a autoridade monetária faz com analistas de instituições financeiras para consultar tendências sobre os principais indicadores da economia. De acordo com a pesquisa, que origina o boletim Focus, a projeção de inflação no levantamento feito às vésperas da reunião do Copom indicava o IPCA de 6,29% no ano. Essa perspectiva foi elevada para 6,34% na pesquisa seguinte, divulgada na última segunda-feira (25).
A ata do Copom não faz projeção de inflação. Cita apenas que a perspectiva elevou-se em relação ao valor considerado na reunião anterior, e se encontra acima do valor central de 4,5%, meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O BC mantém, portanto, a expectativa apontada no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado no final de março, que é de 5,6% para o IPCA deste ano.

Fonte: Agência Brasil

Ministro admite abusos nos preços dos combustíveis

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reconheceu hoje (28) que tem havido abuso nos preços dos combustíveis, especialmente do etanol. Segundo ele, os preços são regulados pelo mercado, mas o governo já acionou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar a situação.
“Há nove anos o preço da gasolina não tem aumento nas refinarias. Mas ela passa pelas distribuidoras, pelos postos, e o mercado é livre para estabelecer os preços. Quem pode fiscalizar isso, no que diz respeito aos abusos, é o Cade, ao qual já pedimos que atue”, afirmou.
Lobão disse também que já pediu à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para intervir no processo.Ele espera que, com o aumento da produção de etanol, os preços se regularizem nas próximas semanas, mas ressaltou que o governo ainda não descarta a possibilidade de alterar o percentual de etanol que é misturado à gasolina.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Crescimento da indústria em 2011 é menor do que o esperado

Brasília - Apesar de a produção industrial ter crescido em 16 setores da indústria de transformação e na indústria extrativa no primeiro trimestre de 2011, os empresários brasileiros continuam avaliando que o crescimento está abaixo do esperado. De acordo com a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada hoje (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de atividade atingiu 53,3 pontos.
Apenas quatro setores - de material eletrônico e de comunicação, farmacêutico, de veículos automotores e de borracha – apresentaram índice de utilização da capacidade instalada maior do que o esperado. Como regra, a pesquisa considera como referência para o nível esperado pelos empresários a marca de 50 pontos. Valores acima desse nível indicam superação das expectativas manifestadas.
“Dois setores chamaram mais nossa atenção porque mostraram que a utilização está acima do usual para o mês de março. Foram os de material eletrônico e de comunicação e o farmacêutico, mas a maioria está abaixo para o mês”, disse o pesquisador da CNI Marcelo Souza Azevedo.
O setor farmacêutico registrou 57,8 pontos no indicador de evolução da produção em março. Ou seja, quase oito pontos acima do que era imaginado pelos próprios empresários do setor. Segundo a CNI, quando se considera a atividade industrial desse setor como um todo – agregando, além da produção, outros elementos como empregos gerados, horas trabalhadas e utilização da capacidade instalada – o índice atinge atinge 55,6 pontos.
Já o setor de material eletrônico e de comunicação apresentou 50 pontos no indicador de produção e 53,4 pontos no quesito relativo à capacidade instalada. Azevedo explicou que, como o ano passado foi atípico, há dificuldades em fazer comparações entre os dois anos. “O crescimento em 2010 foi bastante forte por causa da antecipação dos incentivos fiscais que iam vencer naquele período. Além disso, em 2011, teve a questão do carnaval [em março] que, naturalmente, reduz a produção”.
A pesquisa Sondagem Industrial abrange 1.569 empresas e foi feita entre 31 de março de 14 de abril.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 26 de abril de 2011

Oito milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda

Brasília – A pouco mais de 80 horas antes do fim do prazo, 8 milhões de contribuintes ainda não haviam entregado a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. A Receita Federal recebeu até às 17h de hoje (26), 15.637.444 milhões de declarações.
O número equivale a 65,15% dos 24 milhões de declarações esperadas para este ano. O total é pouco maior que o observado no mesmo dia do ano passado, quando 15.605.427 milhões de contribuintes haviam enviado o documento.
Na comparação com o último levantamento, divulgado às 15h40, 157 mil contribuintes transmitiram os dados ao Fisco. O prazo de envio termina às 23h59 da próxima sexta-feira (29), horário de Brasília. A Receita garantiu que não haverá prorrogação do prazo.
As declarações só podem ser preenchidas por meio de aplicativo próprio disponível na página da Receita na internet. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada ao Fisco por meio de outro aplicativo, conhecido como Receitanet.
O contribuinte pode ainda optar por entregar a declaração em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, desde que obedeça ao horário de funcionamento de cada agência.
A multa mínima para quem não entregar a declaração no prazo é R$ 165,74 e a máxima corresponde a 20% do imposto devido.

Fonte: Agência Brasil

Secretário confirma intenção do governo de fazer reforma tributária "fatiada"

Brasília - O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, confirmou hoje a idéia do governo de fazer uma reforma tributária “em paralelo” ou “fatiada”. O primeiro passo dessa reforma fragmentada trata da diminuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) interestadual para os produtos importados.
“O governo está trabalhando uma proposta de reforma composta de várias iniciativas, vários projetos em paralelo, ou fatiada. Para começar, o que estamos discutindo se insere nessa lógica” disse o secretário. De acordo com ele, a alíquota diferenciada do ICMS praticada por alguns estados na importação está tirando a competitividade dos produtos brasileiros e acirrando a guerra tributária entre os estados.
Inicialmente, o governo tinha proposto a redução a zero da alíquota do ICMS interestadual. No entanto, após conversa com os estados, a proposta foi reformulada para fazer uma redução gradual da alíquota do ICMS dos atuais 12% para até 2%. A partir do ano que vem, a alíquota passaria de 12% para 8%, em 2013 seria reduzida para 4% e, em 2014, passaria para 2%.
A ideia do governo, segundo Barbosa, é promover essa “reforma fatiada” por meio de projetos de resolução do Senado. Ou seja, como a Casa representa os estados, há essa brecha na legislação para alterar as alíquotas dos impostos interestaduais sem a necessidade de tramitação também pela Câmara o que, na prática, funcionaria como uma reforma tributária.
“São quatro grande eixos de discussão. Primeiro, a questão do ICMS, que trata de unificar e simplificar o sistema tributário estadual. Essa discussão é própria para ser feita no Senado. O Senado pode fixar alíquota por resolução mínima e máxima, pelo fato de os estados estarem representados de maneira igual na Casa”.
Os outros eixos da reforma fatiada seriam o PIS/Cofins e a devoluçao mais rápida dos créditos de importação, o Simples Nacional e o Microempreendedor Individual, além da desoneração da folha de pagamento.

Fonte: Agência Brasil 

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Total de celulares no País atinge 210,5 milhões em março

O Brasil terminou março com 210,5 milhões de assinantes da telefonia celular, conforme anunciado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No final de fevereiro, o País tinha 207,5 milhões de celulares, ou seja, foram adicionados cerca de 2,9 milhões de terminais ao Serviço Móvel Pessoal (SMP) somente no mês passado. Considerando o resultado acumulado do primeiro trimestre de 2011, foram 7,6 milhões de novos celulares, informa a Anatel.
A teledensidade ao final do mês passado atingiu a marca de 108 34 acessos para cada grupo de cem habitantes, ou seja, há mais de um celular para cada brasileiro. Em fevereiro, a teledensidade era de 106,91 celulares para cada grupo de cem habitantes. A distribuição, entretanto, não é homogênea, pois somente 17 unidades da Federação têm mais de um celular por habitante: DF, SP, MS, RJ, GO, RS, RO, MT, SC, PE, ES, PR, TO, RN, AP, MG e SE. O Estado com a mais baixa teledensidade ao final de março foi o Maranhão, com 65,11 terminais para cada grupo de cem pessoas.
Por área de registro, a maior teledensidade é a do código 71, de Salvador (BA), com 164,78 acessos para cada grupo de cem habitantes. No final do ranking ficou a área de registro 97, de Coari (AM), onde a teledensidade atinge somente 25,77 telefones móveis para cada cem habitantes.

Pré-pagos

Quanto à forma de pagamento, os pré-pagos representam 82,18% do total, ou seja, 173 milhões de celulares. Os pós-pagos somam 17,82% do total, ou 37,5 milhões de terminais.
Na divisão de mercado por operadoras, a liderança foi mantida pela Vivo, com 62,061 milhões de celulares, ou 29,48% do total. A Claro está em segundo lugar com 53,437 milhões de celulares, o que representa 25,39% do mercado. Em terceiro lugar está a TIM, com 52,848 milhões de celulares, ou 25,11% do mercado. A quarta posição é da Oi, com 41,442 milhões de telefones móveis, ou 19 69% do total. A Anatel cita também a CTBC, Sercomtel e Unicel que, juntas, não atingem 1% de participação.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Banda Larga no Brasil passa de 38 milhões de conexões

O número de acessos em banda larga fixa e móvel das prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil chegou a 38,5 milhões no final do primeiro trimestre de 2011, um avanço de 51,5% em relação ao mesmo período do ano passado. As conexões em banda larga móvel, que incluem acessos por modems e smartphones, tiveram uma evolução de 77,7%, passando de 13,7 milhões para 24,4 milhões no período. Na banda larga fixa, o crescimento foi de 20,5%, totalizando 14 milhões de acessos.
 De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), estudos de consultorias internacionais mostram que o Brasil já está na oitava posição do mercado mundial de banda larga móvel e em nono entre os países com maior número de acessos fixos.
 A banda larga móvel está presente em 1.441 municípios e as redes fixas já estão em mais de 5 mil municípios brasileiros. Segundo a Telebrasil, 79% dos domicílios que têm computador já navegam na internet em alta velocidade e cerca de 80% das conexões são residenciais.
 Os acessos em banda larga fixa com velocidades inferiores a 1 megabit por segundo (Mbps) estão em declínio e as conexões mais rápidas, acima de 2 Mbps, já representam 20% dos acessos. Segundo a entidade, várias prestadoras estão investindo na introdução de velocidades bem mais altas.
 Recentemente, o governo federal determinou que a velocidade que deverá ser oferecida por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) deve ser de, no mínimo, 1 Mbps ao custo de R$ 35 por mês.

sábado, 16 de abril de 2011

Qual será o tipo de tênis ideal para você?

Bom galera, estava pesquisando a compra de um tênis na internet e tive a seguinte dúvida. “Qual será o tipo de tênis ideal para mim? Sendo assim, fui à pesquisa e encontrei um post no Blog Odor Free, que achei super interessante e venho compartilhar com todos. Espero que gostem, e sigam as recomendações dos profissionais para uma saúde perfeita. Eu já sei qual o meu tipo de pisada!
Todo corredor, seja ele profissional ou amador, deve saber seu tipo de pisada, pois é ela quem determina qual o tênis ideal para evitar lesões futuras. Para descobrir qual seu tipo de pisada, faça uma avaliação com um profissional especializado. Nada de tentar adivinhar por conta própria, olhando a sola do tênis, por exemplo. Todo tênis tende a se desgastar mais na parte de fora, na região do calcanhar, independente da pisada. Brincar de adivinho pode causar sérios problemas.
Os três tipo de pisadas existem são: supinada, neutra e pronada.
Os atletas que possuem pisada supinada são chamados de supinadores. A característica básica dessa pisada é que ela começa na borda externa do calcanhar e continua nessa linha, aumentando o impacto entre as articulações. Associado aos pés com o arco alto.
A pisada neutra é aquela que começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. Uma das características é a planta do pé, que apresenta um arco que vai até a linha média da base do pé. Geralmente quem tem o arco do pé normal apresenta pisada neutra.
Os pronadores são aqueles corredores que iniciam a pisada com a parte externa do calcanhar e continuam rolando o pé excessivamente para dentro. Característico do pé mais achatado.
A escolha do tênis errado pode não proteger a área do pé que mais sofre o impacto. Um tênis pronado tem mais amortecimento na parte interna, o supinado na parte externa e o neutro não precisa de um sistema de amortecimento tão complexo, pois não precisa corrigir a pisada, já que esta é considerada a melhor para corridas.
Mas lembre-se, antes de sair por aí tentando adivinhar qual o seu tipo de pisada e acabar comprando um tênis impróprio que irá gerar lesões, consulte um profissional que lhe indicará o melhor modelo.
Fonte: Blog odor Free http://www.odorfree.com.br/blog/ 

Rapidinhas do FDS

Para não ficar muito longo em meus posts, a partir deste final de semana, iniciarei "As rapidinhas do fds", com o intúito de deixar o blog com a leitura mais leve, e melhor visualização das principais notícias do RN e do Brasil no contexto "Negócios e Tecnologia", ao qual o blog é voltado. Espero que gostem e continuem acessando o blog. Aproveitem e compartilhem com seus amigos nossos posts.
  
Sindicatos aprovam aumento do salário comercial do RN para R$ 585
O Sindicato do Comércio Varejista de Bens e Serviços do Rio Grande do Norte fechou acordo com o Sindicato dos Comerciários na noite desta quarta-feira (13) a respeito do piso salarial comercial no Estado. Na convenção de trabalho, que vale até o próximo ano, ficou acordado que o salário mínimo para o setor será de R$ 585 nesse período. Foram envolvidos nas negociações os segmentos atacadista,supermercadista, farmacêutico e dos representantes comerciais. O salário que vigorava até esta quarta-feira era de R4 540. O reajuste foi de 8,33%. Para os trabalhadores com remuneração acima do piso, o reajuste será de 7%. Os novos valores são retroativos a 1º de abril.

Itaú compra Banco Carrefour
O Itaú Unibanco comunicou ao mercado, na tarde desta quinta-feira (14), a assinatura com o Carrefour Brasil do contato de compra e venda de ações para aquisição de 49% do Banco CSF S.A. (Banco Carrefour), pelo valor de R$ 725 milhões. O montante corresponde a um múltiplo P/L (Preço/Lucro) 2010 de 11,6 vezes. 
O Banco Carrefour é a entidade responsável pela oferta e distribuição, com exclusividade, de produtos e serviços financeiros, securitários e previdenciários nos canais de distribuição do Carrefour Brasil operados com a bandeira Carrefour (canais eletrônicos e 163 hipermercados e supermercados). A instituição conta atualmente com uma base de 7,7 milhões de contas e carteira de crédito (valor bruto) no valor de R$ 2,254 bilhões (data-base 31 de dezembro de 2010).

Governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012
O governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 no próximo ano. Os números constam do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias enviado hoje (15) ao Congresso Nacional. Os dados foram divulgados há pouco pelo Ministério do Planejamento. O reajuste segue a fórmula aprovada pelo Congresso no início do ano, que estabelece correção pela inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás, que foi 7,5% em 2010. A estimativa, no entanto, leva em conta a inflação mais baixa que a apontada pelo mercado. Segundo o Planejamento, o IPCA acumulado neste ano será de 5%. O relatório Focus, pesquisa divulgadas toda semana pelo Banco Central, a inflação oficial fechará 2011 em 6,26%.
Fonte: Agência Brasil

Twitter pode ganhar novo concorrente 
A UberMedia, desenvolvedora que possui uma série de aplicativos para o Twitter, pode estar elaborando seu próprio serviço para concorrer com a rede de microblogs criada por Evan Willians e Biz Stone. Segundo o site da CNN, três fontes ligadas ao projeto confirmaram os interesses da UberMedia em lançar um novo serviço a fim de atrair os usuários descontentes com o Twitter. Entre os aplicativos já desenvolvidos pela Ubermedia estão o UberSocial, o Echofon e o Twitroyd.De acordo com um estudo produzido pela Sysomos, 11,5% de todos os tuítes enviados à plataforma são disparadas a partir de aplicativos desenvolvidos pela empresa – o que a daria, a ela, amplos conhecimentos sobre o comportamento dos usuários e sobre o mercado. Ainda segundo o estudo, o UberSocial é o terceiro programa mais popular para enviar mensagens, atrás somente do site do Twitter e do aplicativo para iPhone. Na sequência, aparece o TweetDeck.Apresentado há cinco anos, o Twitter acumula cerca de 190 milhões de usuários, o que o coloca na nona posição entre os sites mais acessados globalmente, segundo ranking do site Alexa.com. Em média, 155 milhões de mensagens são enviadas ao site a cada dia. Mas a empresa tem tido dificuldade em criar oportunidades de negócios no site e em lidar com as constantes falhas do serviço.
 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Produção de software responde por 33% do setor de tecnologia da informação do país

As 2 mil maiores empresas de tecnologia da informação brasileiras movimentaram R$ 39,4 bilhões em 2009, dos quais R$ 13 bilhões foram oriundos da produção nacional de softwares (programas de computador). Os dados constam da Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação 2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e divulgada hoje (15).
A produção de softwares, portanto, respondeu por um terço da receita total bruta do setor de tecnologia da informação (TI) no país. Já a representação e o licenciamento de softwares estrangeiros no país movimentaram um volume três vezes menor, de R$ 4,4 bilhões, isto é, 11,1% do total movimentado no setor. “Isso mostra que o Brasil vem desenvolvendo software num ritmo bastante expressivo”, afirma o pesquisador Roberto Saldanha.
Outras atividades com participação importante no setor de TI em 2009 foram o tratamento de dados e infraestrutura para hospedagem em tecnologia da informação e outros serviços de informação para internet (R$ 6,6 bilhões ou 16,8%), consultoria técnica e auditoria em tecnologia da informação (R$ 6,1 bilhões ou 15,6%) e suporte técnico em tecnologia da informação (R$ 3,9 bilhões ou 9,9%).
A Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação 2009 analisou cerca de 2 mil empresas com mais de 20 funcionários, que respondem juntas por 75% do mercado de TI no país.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estácio é a 2ª maior IES do RN após aquisição da Fatern por 22 milhões

A Estácio Participações S.A. adquiriu a segunda faculdade em Natal e se tornou a segunda maior instituição de ensino superior na capital potiguar. O grupo anunciou ontem a aquisição da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (Fatern) por R$22 milhões. A negociação, segundo o presidente nacional da Estácio, Eduardo Alcalay, durou cerca de três meses, período considerado curto para uma operação como essa. Em fevereiro, o grupo comprou a Fal por R$12,5 milhões. Segundo Eduardo Holder, diretor geral da Fal, quando a Estácio comprou a instituição já estava de olho em outras.
Natal já é o terceiro maior mercado da Estácio no Nordeste. Fica atrás apenas de Fortaleza (13 mil alunos) e Salvador (9 mil). Com a nova aquisição, o grupo passa a deter 8,5% do mercado potiguar. Com oito mil alunos, somando os matriculados na Fatern, o grupo, que já era dono da antiga faculdade Câmara Cascudo, perde apenas para a UNP. O próximo passo, segundo Eduardo Alcalay, presidente nacional da Estácio, é investir na ampliação das três faculdades em Natal e seguir rumo a liderança. Só na Fal, o grupo pretende investir R$8 milhões este ano.
Não foi fácil convencer os donos da Fatern, que já vinham sendo assediados por outros grandes grupos há vários anos. A última conversa com os investidores terminou por volta das 2h30 de ontem. A Fatern acabava de ser vendida. Segundo Sidney Brito, um dos donos da instituição, a expectativa é transformar a Fatern na maior faculdade do estado. É aí que entra a Estácio. “Ou a gente bancava este crescimento ou se associava a grandes grupos. Prefiro ver a faculdade crescendo do que não ter como bancar este crescimento”, afirma Sidney.
Com a venda, segundo ele, a faculdade reduz custos e ganha em escala, já que todos os processos realizados pelo grupo são compartilhados. Nos próximos meses, a faculdade passará por um processo de expansão. Mais nove cursos serão criados. Segundo Eduardo Holder, diretor geral da Fal, o objetivo da Estácio é se tornar líder no estado. “Eles não entram no mercado para brincar. Entram para ser os maiores e os melhores”. Hoje, a Estácio possui 230 mil alunos espalhados pelo País. Está presente em 36 cidades de 17 estados brasileiros e é o maior grupo de ensino superior no Brasil e um dos dez maiores do mundo, segundo o presidente nacional. A meta é dobrar o número de alunos nos próximos anos. O grupo já planeja novas aquisições. “Talvez não mais em Natal. Com três faculdades -Fal, Fatern e a antiga Câmara Cascudo – estamos bem servidos”, afirma Eduardo Alcalay, presidente nacional do grupo.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto sobre Banda Larga pública poderá ser votado hoje

O Projeto de Lei que amplia o uso da banda larga nas escolas públicas é o principal item da pauta de votações da Câmara dos Deputados nesta semana, em sessões extraordinárias, segundo informações da Agência Brasil. A votação desse projeto está prevista para hoje à noite.
O projeto permite o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para o financiamento da implantação e manutenção dos serviços de internet de alta velocidade em escolas públicas. Na mesma sessão de hoje, os deputados devem votar o projeto que regulamenta o funcionamento de lan houses.
A presidente Dilma Rousseff quer que a internet oferecida pelo Plano Nacional de Banda Larga tenha pelo menos 1 Mbps de velocidade.  Segundo o jornal Folha de S.Paulo, em orientação repassada ao ministro das Comunicações Paulo Bernardo na semana passada, Dilma exigiu que as teles ofereçam conexão de 1 Mbps em vez dos 600 Kbps previstos inicialmente. Segundo a presidente, os números iniciais do PNBL estão defasados.
A nova velocidade mínima de tráfego seria quase o dobro da prevista inicialmente. De acordo com o jornal, Dilma quer abolir o termo “kilobit” e falar de “megabits”. O valor da assinatura continuaria o mesmo de R$ 35. Nos Estados que oferecerem isenção de ICMS, o preço deve cair para R$ 29,80. A alteração deve provocar um atraso de, pelo menos, três meses no PNBL, que deveria ter sido implantado no governo Lula.

Fonte: Agência Estado

Secretário de Tributação nega reajuste do ICMS sobre o combustível

Em coletiva na manhã de ontem (11/04), o secretário de Estado da Tributação do RN, José Airton da Silva, afirmou que não foi aplicado aumento na base de cálculo do ICMS da gasolina, e que os 2% de aumento aprovado pela Assembléia Legislativa ao final do ano passado, refere-se ao FECOPE (Fundo de Combate à Pobreza), que é cobrada em todos os estados brasileiros, e que o RN foi o último estado a inserir a cobrança dessa taxa. “O Rio Grande do Norte foi o último estado da Federação a instituir a cobrança do FECOPE, mas o impacto no preço final é de apenas 5 centavos”, garantiu. O que não explica o acréscimo de R$ 0,30 por litro de gasolina.
A coletiva ainda contou com o coordenador geral do PROCON Estadual, Araken Barbosa, e o sub-coordenador da SUFISE (Subcoordenadoria de Fiscalização de Estabelecimentos) da SET, Hermeneluce Fernandes. Araken afirmou que o PROCON RN deu prazo até o final do dia de ontem para que as distribuidoras de combustíveis informassem se houve ou não majoração nos preços aos revendedores. “De posse dessa informação oficial, e sendo constatado o abuso de preço, é que podemos tomar outras providências”, acrescentou.
Airton ainda mostrou números do PMPF (preço médio ponderado a consumidor final) de Combustíveis que atestam: no Rio Grande do Norte não houve majoração. “Portanto, do ponto de vista da Tributação, não há motivação para reajuste de quase R$ 0,30 por litro na bomba de gasolina, como os que estão sendo verificados em vários postos de combustíveis”, concluiu.
O Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF) é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, e serve de base para que os estados cobrem o ICMS dos combustíveis. Na sua composição, considera os custos de fabricação, insumos, mão de obra e até o frete do fornecedor ao consumidor final. O PMPF do Rio Grande do Norte para a gasolina é de R$ 2,6550, valor que contempla os impostos e a margem de lucro dos revendedores. Ou seja, este seria o valor a ser cobrado nos postos de combustíveis em nosso estado, o que não acontece já há um bom tempo.
O secretário da Tributação também disse que a taxa para o FECOPE incide apenas sobre o preço final da gasolina. Os demais combustíveis: diesel, gás de cozinha, álcool, querosene de aviação e gás natural, não são taxados com o FECOPE e nem tiveram majoração nas distribuidoras. “Para estes produtos, a exemplo da gasolina, não houve qualquer majoração na base de cálculo do ICMS que motivasse o reajuste no preço ao consumidor final”, afirmou Airton.
Com base nessas informações, fica claro o desrespeito com os consumidores, da parte dos donos de postos de combustíveis do RN, para isso analisamos os seguintes pontos: o RN é o 3º estado com a gasolina mais cara do Brasil; o índice de 2% representa R$ 0,05 e o repasse aos consumidores foi de R$ 0,30; o valor indicado pelo PMPF aos postos do RN é de R$ 2,6550 já com os custos e a margem de lucro embutidos, e o valor repassado é de R$ 2,99, em alguns postos chegou a R$ 3,06 no caso da gasolina aditivada.
Como indaguei no primeiro post sobre o aumento do combustível em fevereiro: será que existe cartel nos postos de combustíveis do RN? #combustivelmaisbaratoja

Com informações da Assecom

sábado, 9 de abril de 2011

Protestos contra o aumento do combustível em Natal

A população cansou de esperar pelos governantes e os órgãos competentes para a baixa dos preços dos combustíveis. Nesta sexta-feira (08), populares uniram-se contra os donos de postos e fizeram uma parada em frente ao posto São Luiz, localizado na Av. Prudente de Morais, próximo ao estádio Machadão. O propósito deste protesto é de baixar o preço do combustível em nossa cidade, uma vez que em dois meses, sofremos dois reajustes, onde a gasolina passou de R$ 2,69, preço inicial, para R$ 2,99, e o álcool de R$ 2,09 para R$ 2,57, preço atual.
No micro blog, Twitter, a campanha #combustivelmaisbaratoja já é um dos Trends mais postados no Brasil. A campanha encabeçada pelo grupo @viacertanatal e @transitonatal já conta com a participação de milhares de seguidores do microblog, o principalmente por alguns órgãos importantes, como é o caso do @proconnatal.
De acordo com reportagem do jornal Tribuna do Norte (TN), os responsáveis pela campanha receberam ameaças para acabarem com o protesto e a incitação da população a não abastecerem seus veículos em postos de algumas áreas de Natal e de bandeiras específicas independente do local. O Procon Natal incentivou o @viacertanatal a continuar com a campanha e não temer as ameaças recebidas por grupos não divulgados.
Como divulgado em postagem do blog, o motivo apresentado pelos empresários do setor, é a alta de 2% do ICMS representado pelo governo do estado do RN e, ainda o aumento do preço do etanol anidro, o qual é adicionado à gasolina repassada pelas distribuidoras aos postos. Porém, conforme o TN, a Petrobrás emitiu nota esclarecendo que a mesma não aplica reajuste desde 2009, e que neste caso o reajuste foi uma redução, e ainda indicou como é tratado o lucro e os custos para os postos.
Confira nota na íntegra: A Petrobras esclarece que a última alteração no preço da gasolina em suas refinarias foi uma redução de 4,5%, em junho de 2009. Em nota, a estatal justifica que os recentes aumentos nos postos de abastecimento se referem ao aumento do preço do etanol anidro, que é adquirido e adicionado à gasolina pelas distribuidoras, no percentual de 25%. Do preço que o consumidor paga nos postos, a parte da Petrobras (realização) representa cerca de 30%, ou seja, se o consumidor paga três reais pelo litro, a parte da Petrobras é de cerca de um real. Os impostos representam 41% do preço final. A parte das distribuidoras e dos revendedores (postos) é de 12% e o etanol anidro adicionado à gasolina corresponde a 18% do preço final do combustível. E que não houve reajuste dos preços nesse período e se mantêm alinhados aos principais concorrentes mundiais.
Nas próximas semanas ocorrerão outros protestos como este da sexta-feira, e para isso, os idealizadores colocaram algumas regras para a população, as quais são:
- abastecer de R$ 1,00 em R$ 1,00 e toda vez pedir o teste de qualidade;
- pedir pra colocar R$ 1,00 de combustível, e pedir troco para R$ 100,00;
- Colocar R$ 4,00 e passar no cartão;
- Abastecer usando moedas e pedindo o troco quebrado;
- Pedir nota fiscal em todos os abastecimentos.
Do blog: Vamos aderir ao protesto, vamos mostrar aos empresários quem tem o poder de compra.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 5 de abril de 2011

Combustível do RN tem 2ª alta em dois meses

Um verdadeiro absurdo que está acontecendo no RN e principalmente em nossa capital, Natal. Pelo segundo mês seguido o preço do combustível sobe, em fevereiro, exatamente no dia 17 a Gasolina passou de R$ 2,69 para R$ 2,79, nada de muito absurdo tendo como neste mesmo mês o aumento do salário mínimo. Porém, como foi comentado na postagem do Blog, não seria um absurdo caso esse aumento fosse apenas uma vez ao ano, o que ocorre com os nossos salários. Agora, os postos aumentaram a Gasolina para R$ 2,99 equivalente a 7,17% de aumento, já o Etanol passou de R$ 2,29 em fevereiro para R$ 2,57, sofrendo alta de mais de 12%.
Segundo informações, esse aumento deu-se pelo fato do um aumento de 2% no ICMS cobrado sobre o combustível. Engraçado que poucos postos emitem cupom fiscal, pelo menos sempre que abasteço meu carro, nunca fui questionado pelo cupom, ou mesmo me foi entregue sem que eu pedisse, salvo as vezes que efetuo o pagamento com cartão, o qual é uma Lei emitir cupom fiscal sempre que uma venda for efetuada com pagamento em transação financeira eletrônica.
Tanto é irreal o faturamento informado por esses postos que se um popular solicitar um cupom fiscal com o valor a maior que o valor realmente efetivado no abastecimento, o mesmo será emitido sem questionamento.
Mesmo relevando este fato do faturamento dos postos, por que os mesmos não repassam o valor percentual de 2% cobrado pelo Governo e ao invés disso gera um aumento de 12,22%?
Conforme reportagem no jornal Tribuna do Norte, a informação por parte do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), o órgão disse, ontem, que o momento atual é de plena “entressafra da cana de açúcar e que, como em todos os anos, o etanol sofre, neste período, fortes elevações de preços nos produtores”.
Devido esse aumento abusivo, o Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil na tarde de ontem para apurar as causas do reajuste do combustível. Ainda, conforme a TN, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do estado (Sindipostos RN) e a Secretaria Estadual de Tributação foram notificados pelo promotor de Defesa do Consumidor, da Comarca de Natal, José Augusto Peres, e têm dez dias para explicar as razões do aumento. Se as causas apontadas não forem suficientes para justificar o reajuste, secretaria e sindicato poderão responder à ação civil pública ou penal, dependendo do que o MPE apurar.

Do blog: Fico surpreso como esses postos do RN mandam e desmandam no preço dos combustíveis e os órgãos competentes não fazem nada, dessa vez pelo menos, o MPE tomou a frente e tentará forçar alguma justificativa dos responsáveis por esse aumento.
Contudo, venho ressaltar a disponibilidade de outros postos não aderirem ao aumento, pelo menos de imediato e fazerem promoções, como o posto do Monte Belo, que está vendendo gasolina ao preço de R$ 2,65. Outros postos também ainda não aumentaram, como os casos dos postos da Bernardo Vieira, KM6, e alguns da Tomaz Landin, mas sei que será por pouquíssimo tempo. 

domingo, 3 de abril de 2011

Câmara Federal analisa proposta de fim do "juros sobre juros"

A Câmara analisa o Projeto de Lei 205/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que anula as cláusulas de contratos que determinem a cobrança de juros sobre juros. A prática, denominada anatocismo, implica a incorporação dos juros vencidos ao capital e a cobrança de juros sobre o montante capitalizado. A proposta é idêntica ao PL 4678/04, do ex-deputado Celso Russomanno, que foi arquivado ao final da legislatura passada. De acordo com o projeto, a proibição valerá para os contratos de mútuo (espécie de empréstimo para consumo durante certo prazo e posterior devolução de bem do mesmo gênero, quantidade e qualidade) e nos financiamentos junto a bancos, financeiras, administradoras de cartão e outras instituições de crédito.
O texto, que acrescenta inciso ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), prevê que a instituição infratora pagará ao contratante, como ressarcimento e multa, o dobro do valor cobrado indevidamente. O autor lembra que a Lei 10.931/04 admitiu o anatocismo para operações de mútuo. "Nosso entendimento, porém, é que o consumidor deve ser colocado a salvo dessa prática", disse. "É evidente a vulnerabilidade do consumidor diante da astúcia das empresas que fazem empréstimos e financiamentos", completou.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Do blog: Difício acreditar que este projeto seja aprovado pela Câmara, uma vez que os empresários de instituições financeiras e afins aceitem uma Lei desse tipo, onde maior parte do lucro destas instituições são decorrentes deste tipo de cobrança, o qual é cobrado em toda e qualquer operação financeira de empréstimo e crédito.

Fonte: Agência Câmara

sábado, 2 de abril de 2011

Retornando às atividades

Olá pessoal!
Bom, depois de mais de um mês fora do ar, devido algumas mudanças na minha vida, agora retomo às atividades do Blog Cipriano Medeiros com mais matérias atuais sobre negócios e tecnologia.
Sendo assim, venho compartilhar com todos sobre uma notícia muito importante aos jóvens universitários do nosso Estado. Foi lançado esta semana o Desafio Sebrae 2011.
O Desafio Sebrae é um jogo de negócios voltado para universitários, que demanda investimento anual de aproximadamente R$ 11 milhões. No ano passado, 158.471 estudantes de todo o país participaram, dos quais 2.974 no Rio Grande do Norte. A meta para a atual edição - em que o desafio será gerir uma empresa que produz e comercializa veículos ecologicamente corretos - é alcançar, no Estado, cerca de 3 mil competidores.
Além do Brasil, participam do jogo Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. Em toda a América Latina, 540.555 participantes já concorreram aos prêmios, que, para o campeão nacional, incluirão, este ano, troféus, certificados, bolsas de estudo para cursos online na Fundação Getúlio Vargas e uma viagem internacional para conhecer um centro de empreendedorismo no exterior.
Até a final da competição, o caminho é, no entanto, longo. São seis meses de disputa, no que pode ser considerada uma verdadeira imersão no mundo dos negócios. Por meio do desafio, os estudantes simulam o gerenciamento de uma empresa e a concorrência com outras empresas do mesmo ramo. O jogo exige desde a tomada de decisões para implantação e investimentos do negócio - o que inclui a escolha do nome da companhia e a contratação de funcionários – até o desenvolvimento de estratégias de marketing, a compra de insumos de produção e a aquisição de pesquisas de mercado, para avaliar o desempenho da empresa e da concorrência.
Fica o recado a todos, agora é juntar a equipe, organizar as idéias e competir. A experiência vale muito a pena. Boa sorte a todos!!!

Inscrições: 6 de abril a 11 de maio.
Onde se inscrever: www.desafio.sebrae.com.br

Custo da inscrição: R$ 50 por equipe.
Tema: Veículos sustentáveis - bicicletas
Competição: maio a novembro de 2011

Fonte: Agência Sebrae