Entre os internautas brasileiros, 95% acessaram ao menos uma
rede social no período de 30 dias. É o que aponta uma pesquisa realizada pela
Hi-Mídia em parceria com a M.Sense com 484 usuários em todo o país, durante o
mês de março. O estudo mostra que a rede mais visitada é o Facebook (86%),
seguido pelo Orkut (63%), Google+ (33%), Twitter (32%), LinkedIn (22%), Badoo
(16%) e Sonico (10%).
Deste percentual, 72% dos internautas entram no Facebook pelo
menos uma vez por dia, seguido pelos usuários do Orkut, em que 41% acessam
diariamente, enquanto 39% se conectam no Twitter e 28% no LinkedIn com a mesma
frequência. Em relação ao local de acesso, a casa dos usuários é o principal
ponto, no entanto, o LinkedIn é a rede social mais visitada no ambiente do
trabalho (40%), em sequência aparecem o Twitter (37%), Facebook (35%) e Orkut
(22%). Já por meio de dispositivos móveis quem está em primeiro é o Twitter,
com 25%.
O estudo também apresenta que as redes sociais facilitam o
relacionamento dos consumidores com as marcas. Mais da metade (65%) dos
usuários comentam sobre a compra de algum produto ou serviço nas redes sociais.
No Facebook, 57% das pessoas curtem alguma marca ou produto, com o principal
intuito de receberem novidades (65%). Pelo Twitter, 41% dos usuários seguem uma
marca e o objetivo da maioria (78%) é buscar por promoções.
Dos entrevistados, 16% afirmaram curtir a página da Nike.
Outras marcas mencionadas foram L’Oréal (8%), Nokia (8%), Skol (7%), Coca-Cola
(6%), Samsung (6%) e Sony (6%). Entre os produtos e serviços mais comentados
nas redes estão os do setor de informática (57%), seguidos por eletrônicos
(52%), livros e telefonia (empatados 38% cada), eletrodomésticos (36%) e
diversão (34%).
O levantamento abordou ainda as diferenças dos usuários no
Facebook e no Twitter. No Facebook, os internautas acessam a rede para se
comunicarem com familiares e amigos (81%) e acompanhar o que acontece com seus
contatos (59%). Para os seguidores do Twitter, os motivos são se atualizar com
notícias (58%) e ler sobre assuntos que interessam (51%).
O estudo aponta que os internautas no microblog têm um
perfil maior de espectadores (53%), isto é, só olham o que está acontecendo,
enquanto os do Facebook, em grande parte (55%), são participantes, compartilham
conteúdo e interagem.
Ainda de acordo com a pesquisa, 40% dos usuários do Facebook
se sentem expostos na rede social, ao passo que apenas 26% têm a mesma sensação
no Twitter. Em comparação com a influência do comportamento nas redes sociais
no trabalho, 61% dos usuários do microblog concordam que atrapalha, contra 56%
do Facebook. Questionados sobre se cada plataforma é adequada para discussões
de cunho político e assuntos sociais, 60% das pessoas no Twitter concordaram,
ante 56% no Facebook.
Fonte: Exame.com
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