Brasília - As empresas de telefonia e TV por assinatura deverão informar os consumidores que entrarem em contato com suas centrais de atendimento que a ligação será gravada e que uma cópia da gravação pode ser solicitada pelo usuário. A obrigação foi estabelecida hoje (19) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para facilitar a defesa dos usuários em casos de problemas com as empresas.
Ao ligar para os call centers dessas operadoras, o consumidor vai ouvir a seguinte frase: "Esta chamada está sendo gravada. Caso necessário, a gravação poderá ser solicitada pelo usuário". As prestadoras têm 30 dias para se adequar à alteração, depois da publicação no Diário Oficial da União. As empresas devem armazenar as gravações das chamadas por seis meses, no caso de telefonia móvel e TV por assinatura, e por 12 meses, no caso de telefonia fixa.
O direito de obter a cópia da gravação do atendimento nos call centers foi estabelecido em dezembro de 2008, com o decreto que instituiu novas regras para os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs). O prazo para pedir a gravação é 72 horas.
Fonte: Exame.com
Do Blog: Apesar da matéria não informar se haverá cobrança adicional por esse serviço, creio que seja uma obrigação da operadora de repassar sem custo adicional para o cliente, também espero que o custo com esse serviço não seja repassado ao cliente por meio de tarifas de ligação. Mesmo que para isso é necessário altorização da Anatel, reguladora das tarifas de telefonia e demais recursos de telecomunicações. Então, vamos exercer nosso direito de cliente, e sempre que fizermos alguma reclamação ou solicitação importante, solicitar a cópia da conversa para que tenhamos uma ferramenta de argumento no caso de processos judiciais contra as operadoras.
Um comentário:
Agora as empresa terão que tomar redobrar os cuidados com seus colaboradores, dando atenção especial, pois o estresse vai aumentar e muito, pois qualquer deslize do atendente pode ocasional um processo e uma demissão.
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