Os sites de compras coletivas chegaram de mansinho, ganharam público e se transformaram em uma verdadeira febre no Brasil. E no Rio Grande do Norte não foi diferente. Desde a primeira oferta, lançada ao público natalense em setembro do ano passado, até o final de janeiro deste ano, já são 164 ofertas,
mais de 74 mil cupons vendidos e um total comercializado superior a R$ 1 milhão.
Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Observatório do Rio Grande do Norte. O trabalho considerou o período de 26 de setembro, quando foi ofertada a primeira oportunidade em Natal, até o dia 31 de janeiro deste ano. Em pouco mais de quatro meses, foram exatamente 164 ofertas, 74.770 cupons vendidos, R$ 1.180.493,99 comercializados e R$ 15,79 de venda média.
Segundo o responsável pelo Observatório, o economista Otomar Cardoso, as compras coletivas entraram em boa sintonia com o mercado consumidor potiguar. “Apesar de ter demorado um pouco a chegar ao mercado local, essa é uma modalidade de compra que tem conquistado inúmeros clientes norte-riograndenses. O apelo ao consumidor tem funcionado e produzido ótimos resultados para as empresas de compras coletivas”, destacou o economista.
Para se ter uma ideia do aquecimento deste mercado, ele é responsável hoje por uma movimentação diária de mais de R$ 10 mil. E isto apenas considerando os sete maiores sites do ramo.
Ranking de empresas de compras coletivas com ofertas concentradas em Natal (até 31 de janeiro de 2011):
Ordem | Empresa | Oferta | Cupons Vendidos | Total de Vendas | Venda Média |
1º | Peixe Urbano | 49 | 55.659 | 716.307,80 | 12,87 |
2º | Groupon | 17 | 4.627 | 138.271,80 | 29,88 |
3º | Imperdível | 30 | 4.938 | 119.525,90 | 24,21 |
4º | Deguste Aqui | 28 | 5.639 | 106.864,25 | 18,95 |
5º | Natal Urbano | 10 | 1.458 | 54.688,50 | 37,51 |
6º | Tá na Iska | 18 | 1.577 | 24.816,30 | 15,74 |
7º | Pé de Desconto | 12 | 872 | 20.019,44 | 22,96 |
Total | ------ | 164 | 74.770 | 1.180.493,99 | 15,79 |
Entre as ofertas, descontos imperdíveis que fazem qualquer produto ou serviço parecer a melhor compra da sua vida. Este é o apelo de marketing que tem feito o sucesso destas empresas.
Sucesso alavancado, principalmente, pelo setor de serviços, que abrange os quatro primeiros lugares no ranking dos principais itens ofertados. Alimentação, cuidados pessoais, academia e lazer respondem, sozinhos, por 83% das ofertas anunciadas até o final de janeiro.
Apenas no item Alimentação, distribuído nos subitens Restaurantes, Bar/Petisco e Lanches, as compras somaram mais de R$ 429 mil (uma média comercializada de R$ 4mil por dia).
Principais itens de serviços e produtos ofertados pelas empresas de compras coletivas com oferta em Natal (até 31 de janeiro de 2011):
Ordem | Grupo | Valor Total (R$) | Itens | Valor Parcial (R$) | Ofertas |
1º | Alimentação | 514.324,25 | Restaurante | 282.147,24 | 33,00 |
Lanche | 155.071,29 | 26,00 | |||
Bar/Petisco | 77.105,72 | 20,00 | |||
2º | Cuidados Pessoais | 407.591,50 | Estética | 242.047,60 | 26,00 |
Cabelo | 91.945,90 | 13,00 | |||
Spa | 43.231,00 | 3,00 | |||
Podologia/Manicure | 30.367,00 | 2,00 | |||
3º | Academia | 96.787,20 | Academia | 96.787,20 | 6,00 |
4º | Lazer | 47.953,20 | Dança, Paintball, Show | 47.953,20 | 7,00 |
5º | Veículo | 32.525,54 | Acessório, Manutenção | 32.525,54 | 8,00 |
6º | Foto | 20.093,50 | Foto | 20.093,50 | 4,00 |
7º | Saúde | 6.997,20 | Odontologia | 6.997,20 | 1,00 |
8º | Educação | 3.360,00 | Qualificação, Cursinho | 3.360,00 | 2,00 |
--- | Diversos | 23.107,20 | Diversos | 23.107,20 | 13,00 |
A pesquisa mostra ainda que é o público feminino que tem o maior gasto por oferta, com uma média de R$ 55,88 por cupom. No entanto, é o masculino que atende ao maior número de oportunidades (8.360 cupons) e, por outro lado, o menos propenso a gastar, com uma média de R$ 28,76. Em outras palavras, as mulheres compram menos e mais caro, enquanto que os homens compram mais cupons, mas com valores bem inferiores aos registrados no público feminino.
“O que a gente observa é que os homens gastam mais com serviços de alimentação e para veículos. O público feminino, por sua vez, se sente mais tentado nas ofertas de cuidados pessoais”, explicou o economista Otomar Cardoso.
Já as ofertas que atendem aos públicos masculino e feminino, conjuntamente, mostram melhor desempenho. Já foram 50.016 aquisições e um retorno financeiro superior aos R$ 478 mil para as empresas de compras coletivas.
“Não é difícil entender porque esse tipo de comércio tem feito sucesso. Afinal, trata-se de um bom negócio para todos: primeiro, os sites de compras, que negociam os descontos e cobram uma bela comissão sobre os negócios realizados; segundo as empresas locais, que têm uma propaganda lançada em vários e-mails ativos; e por último, e não menos vantajoso, os consumidores, que desfrutam de um desconto excepcional”, explicou Otomar Cardoso.
Mas, quem pensa que este mercado é feito apenas de vantagens, se engana. O economista alerta que as empresas prestadoras dos serviços ou produtos devem ter atenção redobrada para não sair no prejuízo.
Quanto ao marketing e seus efeitos diretos para as empresas, os resultados têm sido geralmente positivos. As críticas recaem sobre a possibilidade da empresa ofertante simplesmente não atrair novos clientes.
“Ora, uma empresa que entra nesta modalidade deve buscar expandir seu mercado, fazer novos clientes. O risco, neste caso, é de que a empresa acabe atraindo apenas aqueles interessados exclusivamente na oferta, ou seja, consumidores que não vão voltar. E não somente isso. O grande risco é promover um mega-desconto para cliente tradicionais, que já estavam dispostos a pagar o preço regular do produto”, ponderou o economista.
Neste caso, a regra para as empresas é utilizar os sites de compras coletivas apenas como uma porta de entrada para novos clientes. “É preciso que as empresas tenham um plano de marketing que vá além de lançar a oferta. É preciso fazer deste comprador, atraído pelo site de compras, um potencial cliente e, futuramente, um cliente mesmo”, destacou Otomar Cardoso.
Fonte: Nominuto.com
Fonte: Nominuto.com
2 comentários:
Linda postagem, parabéns!
www.mypuggy.com.br
http://www.mardecupons.com.br/RankAlexaSites.aspx
Referência de todos os sites de compras coletivas.
Postar um comentário