Rio de Janeiro - O e-commerce já
é um hábito global e o baixo preço é o maior atrativo para as compras online. É
o que diz uma pesquisa realizada pela ORC International, a pedido da Pitney
Bowes, com 10 mil pessoas sobre as preferências e hábitos de compras, em 10
países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Alemanha,
Japão, Coréia do Sul e Reino Unido. Em geral, 93% dos entrevistados compram
produtos online, sendo que 49% realizaram compras no último mês. No Brasil, estes
percentuais são de 91% de pessoas comprando na web e 45% realizaram alguma
transação virtual nos últimos 30 dias.
As taxas dos consumidores na
Alemanha, Coréia do Sul e Reino Unido foram as mais altas de compras de
produtos online (98%), seguidas pelo Japão (96%) e no Canadá o percentual cai
para 82%. O levantamento também mostra que os internautas querem quatro
requisitos básicos nas compras virtuais. Em 71% dos casos, eles desejam preços
competitivos, seguido por uma ampla seleção de produtos (42%), check-out fácil
e intuitivo (35%) e baixos custos de transportes ou impostos (35%).
Para os brasileiros, os atrativos
do e-commerce os baixos preços (59%), além da praticidade e agilidade no
processo de pagamento (56%). As preferências dos usuários, no entanto, variam
de país a país. Uma política de devolução clara e fácil de entender, por
exemplo, é três vezes mais importante para os consumidores da China (36%) do
que para os do Brasil e dos Estados Unidos (ambos 13%).
Outra questão abordada pelo
estudo é os motivos que levam o internauta a abandonar o carrinho de compras
online. Para 67% dos entrevistados (53% no Brasil), o alto custo de frete é a
razão de desistência, depois aparecem as taxas e impostos adicionais no momento
da entrega (47% geral, 48% Brasil) e o tempo de entrega, com 39% (45% Brasil).
Os consumidores nos Estados Unidos (83%), Reino Unido (79%) e Japão (78%) são
três vezes mais sensíveis aos preços de envio que os compradores na Coréia do
Sul (25%).
O levantamento indica ainda os
tipos de produtos que são mais propensos à compra pela internet, em comparação
com as lojas físicas. As categorias com maior percentual na rede incluem
livros, vídeos e música, com 58% no total e 63% no Brasil, hardware de
computadores e software (41% geral, 59% brasileiros) e aparelhos eletrônicos,
aos 38% dos entrevistados e 66% no país. A categoria de vestuário, por outro
lado, é a menos popular dentre as opções, com apenas 11% dos brasileiros.
Os consumidores na China,
entretanto, afirmam que são mais propensos a comprar vestuário (58%) e calçados
(53%) pela internet do que em uma loja física. Somente hardware de computador e
software (39%), além de jóias/relógios e acessórios (16%) não são grandes atrativos
na internet para os chineses.
O estudo também mostra que o
e-mail (72%) é o meio de comunicação preferido dos brasileiros para receber
informações sobre novos produtos, promoções e outras ofertas. Já 16% preferem
receber estas informações em catálogos ou malas diretas, 5% elegem as mídias
sociais como a melhor opção e 1% escolhe a mensagem de texto pelo celular
(SMS).
Fonte: Exame.com
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