A Secretaria Municipal de Mobilidade
Urbana (Semob) pretende apresentar na próxima semana o projeto de
Estacionamento Eletrônico Rotativo aos comerciantes de Natal. Segundo a Semob o
modelo será a solução para que tenha rotatividade de ofertas de vagas de
estacionamentos em locais onde a demanda é muito grande, como nos centros
comerciais da capital - população e o comércio. A Secretaria pretende ainda
realizar Audiências Públicas para apresentar o projeto para a população.
"O processo de implantação
dependerá da aprovação dos principais usuários. A solução mais viável e
apontada pela Secretaria será esse sistema de estacionamento Rotativo
Eletrônico. A partir do momento que você gera oferta e vagas automaticamente. É
importante salientar que vamos levar o assunto para discutir com a Câmara de
Dirigentes Lojistas porque no meu ponto de vista essa é uma forma de dinamizar
o comércio", explicou o secretário adjunto da Semob, Haroldo Azevedo.
Segundo ele há uma grande
reclamação sobre vagas públicas. "Na hora que em que se compra um veículo
o proprietário acha que é dever do Poder Público ofertar a vaga. A política de
transporte sempre vai ser de restrição ao uso dos transportes e de incentivar o
uso do transporte público para reduzir o impacto na mobilidade", explicou.
Sobre a quantidade de veículo que tem em circulação, Haroldo explicou que não há obra e investimento público que vão
acompanhar esse crescimento.
Sobre a terceirização do processo
a Semob informou que a Prefeitura não
pode arcar com as despesas do projeto e por isso será necessário licitar.
Segundo a Semob os estudos para o projeto foram tirados de outros lugares que
já deram certo. Porém, segundo ele a maioria das cidades utiliza o processo
como o antigo Zona Azul, que já existiu aqui em Natal. "Não seria possível
criar um novo projeto aqui, nós estamos apenas informatizando", concluiu.
A Semob informou que nos centros
comerciais os espaços de carga e descarga dos caminhões que abastecem as lojas
também deverão ser terceirizados para que haja a rotatividade e todas lojas
possam utilizar o espaço.
COMERCIANTES
O Superintendente da Câmara de
Dirigentes Lojistas (CDL) informou que ainda não recebeu informações do projeto
pela Prefeitura e que ainda não foi convidado para a reunião. Sobre o projeto
Adelmo informou que sobre o que está sendo discutido até o momento na imprensa
a CDL informa que é favorável pela regulamentação das vagas nos estacionamentos
em vias públicas, principalmente nos centros comerciais.
"A dificuldade do cliente
encontrar vagas perto das lojas é o
grande problema do comércio de rua. Isso é o que diferencia o comércio de rua
do comércio de shopping, nos shoppings mais vagas são ofertadas",
explicou. Perguntado se a CDL poderá levar propostas para o encontro, Adelmo
Freire informou que vai aproveitar a ocasião para entender sobre como será a
segurança para o usuário e sobre a cobrança das taxas. "É preciso saber se
não haverá cobrança também por parte do flanelinha", explicou.
Fonte:
Tribuna do Norte
Do blog:
Há alguns anos atrás, já vimos essa novela, que ainda foi tentado ser
implantado, mas que não deu certo. Agora volta a questão, será que vale a pena
implantar um projeto desse tipo para uma população que não tem o costume ou
mesmo a cultura de autoatendimento? E os “flanelinhas”, o que será feito com
essas pessoas?
Tudo bem
que o projeto de implantação de um estacionamento vertical não é nada barato, e
o retorno pode ser de longo prazo, mas pensando num futuro próximo, com o
aumento das vendas de veículos a cada ano, não seria melhor a prefeitura
investir num projeto desse e deixar as ruas dos centros comerciais como as ruas
São José, Romualdo Galvão, que não podem estacionar veículos num determinado
espaço de tempo durante o dia? Assim, o trânsito fluía melhor nessas áreas, que,
diga-se de passagem, é horrível transitar com qualquer tipo de veículo, e
influenciara outros empresários construírem tais estacionamentos.
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