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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Compras coletivas faturam mais de R$ 1 milhão no RN

Os sites de compras coletivas chegaram de mansinho, ganharam público e se transformaram em uma verdadeira febre no Brasil. E no Rio Grande do Norte não foi diferente. Desde a primeira oferta, lançada ao público natalense em setembro do ano passado, até o final de janeiro deste ano, já são 164 ofertas, 
mais de 74 mil cupons vendidos e um total comercializado superior a R$ 1 milhão.
Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Observatório do Rio Grande do Norte. O trabalho considerou o período de 26 de setembro, quando foi ofertada a primeira oportunidade em Natal, até o dia 31 de janeiro deste ano. Em pouco mais de quatro meses, foram exatamente 164 ofertas, 74.770 cupons vendidos, R$ 1.180.493,99 comercializados e R$ 15,79 de venda média.
Segundo o responsável pelo Observatório, o economista Otomar Cardoso, as compras coletivas entraram em boa sintonia com o mercado consumidor potiguar. “Apesar de ter demorado um pouco a chegar ao mercado local, essa é uma modalidade de compra que tem conquistado inúmeros clientes norte-riograndenses. O apelo ao consumidor tem funcionado e produzido ótimos resultados para as empresas de compras coletivas”, destacou o economista.
Para se ter uma ideia do aquecimento deste mercado, ele é responsável hoje por uma movimentação diária de mais de R$ 10 mil. E isto apenas considerando os sete maiores sites do ramo.
Ranking de empresas de compras coletivas com ofertas concentradas em Natal (até 31 de janeiro de 2011):

Ordem
Empresa
Oferta
Cupons Vendidos
Total de Vendas
Venda Média
Peixe Urbano
49
55.659
716.307,80
12,87
Groupon
17
4.627
138.271,80
29,88
Imperdível
30
4.938
119.525,90
24,21
Deguste Aqui
28
5.639
106.864,25
18,95
Natal Urbano
10
1.458
54.688,50
37,51
Tá na Iska
18
1.577
24.816,30
15,74
Pé de Desconto
12
872
20.019,44
22,96
Total
------
164
74.770
1.180.493,99
15,79

Entre as ofertas, descontos imperdíveis que fazem qualquer produto ou serviço parecer a melhor compra da sua vida. Este é o apelo de marketing que tem feito o sucesso destas empresas.
Sucesso alavancado, principalmente, pelo setor de serviços, que abrange os quatro primeiros lugares no ranking dos principais itens ofertados. Alimentação, cuidados pessoais, academia e lazer respondem, sozinhos, por 83% das ofertas anunciadas até o final de janeiro.
Apenas no item Alimentação, distribuído nos subitens Restaurantes, Bar/Petisco e Lanches, as compras somaram mais de R$ 429 mil (uma média comercializada de R$ 4mil por dia).

Principais itens de serviços e produtos ofertados pelas empresas de compras coletivas  com oferta em Natal (até 31 de janeiro de 2011):
Ordem
Grupo
Valor Total (R$)
Itens
Valor Parcial (R$)
Ofertas
Alimentação
514.324,25
Restaurante
282.147,24
33,00
Lanche
155.071,29
26,00
Bar/Petisco
77.105,72
20,00
Cuidados Pessoais
407.591,50
Estética
242.047,60
26,00
Cabelo
91.945,90
13,00
Spa
43.231,00
3,00
Podologia/Manicure
30.367,00
2,00
Academia
96.787,20
Academia
96.787,20
6,00
Lazer
47.953,20
Dança, Paintball, Show
47.953,20
7,00
Veículo
32.525,54
Acessório, Manutenção
32.525,54
8,00
Foto
20.093,50
Foto
20.093,50
4,00
Saúde
6.997,20
Odontologia
6.997,20
1,00
Educação
3.360,00
Qualificação, Cursinho
3.360,00
2,00
---
Diversos
23.107,20
Diversos
23.107,20
13,00
A pesquisa mostra ainda que é o público feminino que tem o maior gasto por oferta, com uma média de R$ 55,88 por cupom. No entanto, é o masculino que atende ao maior número de oportunidades (8.360 cupons) e, por outro lado, o menos propenso a gastar, com uma média de R$ 28,76. Em outras palavras, as mulheres compram menos e mais caro, enquanto que os homens compram mais cupons, mas com valores bem inferiores aos registrados no público feminino.
“O que a gente observa é que os homens gastam mais com serviços de alimentação e para veículos. O público feminino, por sua vez, se sente mais tentado nas ofertas de cuidados pessoais”, explicou o economista Otomar Cardoso.
Já as ofertas que atendem aos públicos masculino e feminino, conjuntamente, mostram melhor desempenho. Já foram 50.016 aquisições e um retorno financeiro superior aos R$ 478 mil para as empresas de compras coletivas.
“Não é difícil entender porque esse tipo de comércio tem feito sucesso. Afinal, trata-se de um bom negócio para todos: primeiro, os sites de compras, que negociam os descontos e cobram uma bela comissão sobre os negócios realizados; segundo as empresas locais, que têm uma propaganda lançada em vários e-mails ativos; e por último, e não menos vantajoso, os consumidores, que desfrutam de um desconto excepcional”, explicou Otomar Cardoso.
Mas, quem pensa que este mercado é feito apenas de vantagens, se engana. O economista alerta que as empresas prestadoras dos serviços ou produtos devem ter atenção redobrada para não sair no prejuízo.
Quanto ao marketing e seus efeitos diretos para as empresas, os resultados têm sido geralmente positivos. As críticas recaem sobre a possibilidade da empresa ofertante simplesmente não atrair novos clientes.
“Ora, uma empresa que entra nesta modalidade deve buscar expandir seu mercado, fazer novos clientes. O risco, neste caso, é de que a empresa acabe atraindo apenas aqueles interessados exclusivamente na oferta, ou seja, consumidores que não vão voltar. E não somente isso. O grande risco é promover um mega-desconto para cliente tradicionais, que já estavam dispostos a pagar o preço regular do produto”, ponderou o economista.
Neste caso, a regra para as empresas é utilizar os sites de compras coletivas apenas como uma porta de entrada para novos clientes. “É preciso que as empresas tenham um plano de marketing que vá além de lançar a oferta. É preciso fazer deste comprador, atraído pelo site de compras, um potencial cliente e, futuramente, um cliente mesmo”, destacou Otomar Cardoso.

Fonte: Nominuto.com 

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda postagem, parabéns!
www.mypuggy.com.br

Mar de Cupons disse...

http://www.mardecupons.com.br/RankAlexaSites.aspx
Referência de todos os sites de compras coletivas.