Impostômetro

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Possível venda da TOTVS pode beneficiar minoritários, avalia Ágora


São Paulo – A possibilidade da TOTVS (TOTS3), empresa especializada no desenvolvimento de softwares, ser vendida para gigantes do setor de tecnologia da informação, como Microsoft, SAP, Oracle e IBM, não está descartada pela equipe de pesquisa da Ágora Corretora e poderia beneficiar os acionistas minoritários, indica o analista Wilson Lapa, após destacar que os mesmos teriam direito a 100% do tag along.
Diante deste cenário, ele manteve a recomendação de compra para os papéis da empresa, apesar de ter reajustado suas projeções após incorporar os resultados apresentados pela companhia no segundo trimestre do ano. Em relatório, Lapa reduziu o preço-alvo para as ações ordinárias da TOTVS de 36,50 para 35 reais até o final de 2011. O novo valor representa um potencial de alta de 27,73% frente à cotação de 27,40 reais vista no fechamento do último pregão. No acumulado do mês, os papéis recuam 2,84%, enquanto no ano caem 19,19%.
Na avaliação da Ágora, a visão permanece positiva para a Totvs após a divulgação do balanço referente ao período abril-junho. “Projetamos bom crescimento para os números da companhia”, destaca Lapa. O analista espera um avanço de 15,2% na receita líquida da companhia durante os próximos três anos, ao mesmo tempo em que projeta uma alta de 17,2% no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 2011.

Crescimento
A corretora ainda prevê que a companhia continue realizando aquisições com o objetivo de se tornar uma referência global, expandindo seu portfólio de produtos. “A TOTVS vem se consolidando no Brasil como desenvolvedora de aplicativos específicos para determinados nichos de empresas, como varejo, serviço de saúde, construção civil e outros”, explica o analista.
Lapa avalia que a baixa penetração de softwares do tipo Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) no Brasil – apenas 8% das pequenas e médias empresas utilizam o programa – deve beneficiar a TOTVS, considerada líder deste segmento que conta com produtos altamente competitivos.
“A empresa apresenta relação custo/benefício atrativa e um desenvolvido canal de distribuição”, destaca Lapa. Além disso, a companhia deve ainda ganhar no longo prazo com a redução dos impostos que o governo aprovou para todo o setor de tecnologia, acrescenta. A Ágora esclarece que não incorporou os ganhos com a redução nos impostos em sua análise, já que não foi possível “mensurar este impacto”, alerta Lapa.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: