Impostômetro

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bancários em greve e Fenaban retomam negociações nesta sexta


Representantes do Comando Nacional dos Bancários e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) devem voltar a se reunir na tarde desta sexta-feira (14), para buscar um acordo que possa por fim à greve dos bancários, parados desde o dia 27.

Na quinta-feira, a reunião entre as partes foi interrompida por volta das 20h, e estava prevista para ser retomada na manhã desta sexta, mas foi adiada para as 14h, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Banqueiros e bancários tentam construir uma solução para o reajuste salarial da categoria capaz de pôr fim à greve no setor. Segundo a Contraf, no encontro de quinta-feira, os bancos apresentaram nova proposta de reajuste de 8,4%, que foi rejeitada pelos dirigentes sindicais.

“A quebra do silêncio dos bancos e a retomada das negociações são passos importantes, mas os bancos perderam uma excelente oportunidade para resolver o impasse da greve. A proposta não avança porque representa somente 0,93% de aumento real, o que é insuficiente, além de não trazer valorização do piso nem melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), não atendendo, assim, às expectativas dos bancários”, disse, em nota, Carlos Cordeiro, presidente da entidade e coordenador do Comando Nacional.

Reivindicações
Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida no dia 23. A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, segundo a Contraf. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.

Os bancários pedem, ainda, valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

Agências fechadas
Nesta quinta, 9.254 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados ficaram fechados em todo o país. O número equivale a 46,1% das 20.073 agências existentes no país.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: