Impostômetro

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Produção de Camarão no RN já é menor que no CE

A criação de camarão perde força no Rio Grande do Norte num momento em que a demanda e a produção crescem nacionalmente e em que o volume exportado, por outro lado, fica cada vez menor. No país, o volume produzido deverá atingir 90 mil toneladas este ano, contra 65 mil de 2009. A expectativa era que a curva também fosse ascendente no RN, mas na prática não é isso que deverá acontecer.
A produção de camarão do Rio Grande do Norte deverá ficar em torno de 20 mil toneladas este ano, um volume 10,33% inferior ao do ano passado e que não só contraria as projeções de crescimento divulgadas pela Associação Brasileira dos Criadores (ABCC), no início do ano, como deverá significar para o estado perder o posto de maior produtor do Brasil. De acordo com o presidente da ABCC, Itamar Rocha, sentindo ainda as sequelas das últimas enchentes e com dificuldades para regularizar os licenciamentos ambientais e pedir financiamentos, o setor potiguar desacelerou e deverá ser ultrapassado de forma inédita pelo Ceará, onde a perspectiva é alcançar 30 mil toneladas, volume 50% maior que o de 2009. Os dois estados deverão concentrar 55,55% da produção nacional, de acordo com estimativas de Rocha.
O estado vai seguir na contramão do país, entre outros motivos, porque teve empresas desativadas ou com a produção reduzida como consequência das enchentes registradas em 2008 e 2009 e também das oscilações do câmbio. As enchentes que alagaram viveiros na região do Vale do Assu, provocaram uma série de prejuízos e acabaram “desmantelando a produção geral”, diz o presidente da ABCC.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Do Blog: Sendo um dos principais produtos utilizados na culinária potiguar, assim como a carne de sol, esse problema na diminuição da produção poderá afetar o preço do mesmo nas pratileiras dos supermercados da região, porém, há um dado importante onde com a queda nas exportações, o mercado interno terá grande oferta de camarão, o que pode também ficar mais em conta para nosso consumo.

Um comentário:

Lagoa Nova Verdade disse...

add eu para seu blog amigo meu link e www.lagoanovaverdade.blogspot.com