Impostômetro

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os 10 maiores lucros do 1º trimestre no Brasil

Bancos e produtores de commodities lideram ranking baseado em levantamento da Economática, na lista segue as maiores empresas do País, como Vale, Petrobrás, ItaúUnibanco, Banco do Brasil, Bradesco, AmBev, Santander, Vivo, Bradespar, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Abaixo segue um resumo sobre os lucros e as empresas.

Vale
A Vale encerrou o primeiro trimestre de 2011 com 11,29 bilhões de reais de lucro líquido. O valor é 292,2% superior ao do mesmo trimestre de 2010 e é o maior lucro entre as empresas brasileiras no primeiro trimestre de 2011.
Outro recorde registrado pela Vale foi na sua geração de caixa, medida pelo ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia, que somou 15,517 bilhões de reais no período.

Petrobrás
Na última sexta-feira 13, a Petrobras anunciou seu lucro de 10,93 bilhões de reais referente ao primeiro trimestre de 2011. O valor é 42% superior ao do mesmo período de 2010. A empresa adiou a divulgação do seu plano de investimentos, que seria feita no mesmo dia.
No acumulado do ano de 2010, a Petrobras obteve o maior lucro entre as brasileiras. A empresa encerrou o ano passado com lucro líquido recorde de 35 bilhões de reais, valor 17% superior ao obtido em 2009.

ItaúUnibanco
O terceiro colocado no ranking elaborado pela Economática é o ItaúUnibanco. Ele é o primeiro entre quatro bancos que aparecem entre os dez maiores lucros do trimestre, apesar de seu lucro líquido ter sido o que menos cresceu entre os quatro em relação ao mesmo trimestre de 2010.
O ItaúUnibanco registrou  lucro líquido de 3,53 bilhões de reais no trimestre. O valor é 9,2% superior ao do ano anterior. No entanto, o resultado do banco desagradou o mercado - as ações do ItaúUnibanco caíram na manhã de divulgação dos números. Os investidores ficaram preocupados com a queda da margem financeira.

Banco do Brasil
O Banco do Brasil registrou um lucro líquido de 2,93 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2011. O valor é 24,7% superior ao do mesmo período de 2010 e é um recorde para a instituição em um primeiro trimestre.
O Banco do Brasil fechou o trimestre como o maior banco brasileiro em ativos, com 866 bilhões de reais e com o menor índice de inadimplência entre os grandes bancos. O indicador do banco público, considerando os atrasos acima de 90 dias, terminou março em 2,1%, abaixo dos 3,6% do Bradesco e dos 4,2% do Itaú.

Bradesco
O Bradesco encerrou o primeiro trimestre de 2011 com lucro líquido de 2,70 bilhões de reais. O valor é 28,5% superior ao registrado no mesmo período de 2010. O banco encerrou o trimestre com ativos totais de 675,4 bilhões de reais.
O banco Bradesco foi considerado o oitavo banco mais sólido do mundo, segundo ranking da revista americana Bloomberg Markets. A seleção das 20 instituições bancárias mais sólidas leva em consideração bancos com no mínimo 100 bilhões de dólares em ativos. O Banco Santander do Brasil ocupa a 11º posição. O primeiro colocado é o banco Oversea-Chinese Banking, de Cingapura.

AmBev
A AmBev registrou lucro líquido de 2,089 bilhões de reais para o primeiro trimestre do ano. O valor indica um crescimento de 26,6% sobre o obtido um ano antes, apesar da queda nas vendas no Brasil e no Canadá.
Para o segundo trimestre, a companhia trabalha com a chance de nova queda de volumes, depois que o setor foi impactado por aumento de carga tributária no Brasil. O aumento do PIS/COFINS e do IPI resultou em uma elevação média de 15% para o setor de bebidas. Por isso, a AmBev reajustou o preço de suas bebidas entre 1,5% e 2,5%, em abril.

Santander
O Santander Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2011 com lucro líquido de 2,069 bilhões de reais. O valor é 17,4% superior ao do mesmo trimestre de 2010. O valor correspondeu a 25% do total do grupo. A operação brasileira é a operação mais rentável no mundo.
Em março, o Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander superaram a marca de 10 bilhões de reais de lucro pela primeira vez. O resultado dos bancos somado foi 17% superior ao do primeiro trimestre de 2010.

Vivo
A Vivo, controlada pela espanhola Telefonica, encerrou o primeiro trimestre de 2011 com lucro líquido de 710,2 milhões de reais. O valor indica um crescimento de 269,8% ante o resultado do mesmo trimestre de 2010.
A empresa atribuiu o resultado à melhor performance operacional, às menores despesas com depreciação e ao melhor resultado financeiro. De acordo com a Vivo, a receita média por usuário (arpu) caiu 0,8% no primeiro trimestre na comparação anual, para 24,6 reais por mês. Nos primeiros três meses de 2011, a operadora registrou 62,1 milhões de acessos, crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

Bradespar
A companhia de investimentos Bradespar - que detém participação na Vale e na CPFL Energia – encerrou o primeiro trimestre de 2011 com lucro líquido de 624 milhões de reais. O valor é 297,5% superior ao obtido no mesmo período de 2010.
O resultado recorde da Vale impulsionou os números da Bradespar no trimestre, segundo a empresa. A Bradespar registrou receita operacional de 646 milhões de reais. O valor é 274,4% superior à receita recorrente do mesmo período de 2010.

CSN
A CSN encerrou o primeiro trimestre de 2011 com lucro líquido de 618 milhões de reais (lucro da controladora). O valor é 37,6% superior ao obtido no mesmo trimestre de 2010. A Companhia Siderúrgica Nacional avalia novos aumentos de preços de aço no segundo trimestre, em decorrência de altas de custos de matérias-primas, como carvão.
As mudanças contábeis introduzidas recentemente podem prejudicar a comparação entre datas diferentes, segundo a Economática e, na pesquisa, não foram eliminadas estas eventuais distorções. Participaram da pesquisa somente empresas para as quais estavam disponíveis todos os  dados necessários. Foram excluídas da pesquisa empresas que apresentaram demonstrativo consolidado no período atual, mas não apresentaram demonstrativo consolidado no período anterior.

Fonta: Exame.com

Nenhum comentário: