Impostômetro

terça-feira, 6 de março de 2012

Proteste mostra como gastar menos com a conta do celular


Anualmente, a Proteste (Associação Brasileira de Consumidores) realiza uma pesquisa para analisar os principais planos das maiores operadoras de telefonia móvel em vários estados do país e tem como resultado os planos de celular mais econômicos para os consumidores. A edição deste ano, que considerou planos de voz, mostrou que é possível economizar uma boa quantia em dinheiro prestando atenção na escolha do pacote.

E, de acordo com Maria Inês Dolci, coordenadora da entidade, o primeiro passo para economizar com as tarifas é saber exatamente o quanto se usa e como se usa o aparelho. “Não dá pra escolher um plano de telefonia adequado sem que se saiba qual é a sua necessidade e perfil de uso”, pontua.

A Proteste dividiu os consumidores em três tipos principais: Moderado (até 100 minutos por mês) Frequente (900 minutos por mês) e Grupo, que abrange quatro linhas sob o mesmo CPF e considera 660 minutos de uso entre membros e 800 para outros números. E, ao analisar as opções oferecidas pelas maiores operadoras do país, conseguiu reunir os planos mais econômicos para cada um dos perfis.

O montante que pode ser economizado com a escolha correta para cada perfil é impressionante, apesar de variar de acordo com a região do país do consumidor. Entre os paulistas, por exemplo, do perfil “Frequente”, a economia pode ultrapassar a marca dos 3 mil reais por ano. Já entre usuários no estado do Rio de Janeiro na mesma categoria, podem poupar até 1.884 reais.

Para elaborar o estudo, órgão analisou 2.850 planos – que não dão acesso à internet – em 19 estados brasileiro e desenvolveu uma ferramenta que pode ajudar os consumidores a encontrarem o seu perfil. Na página da internet da entidade é possível acessar a ferramenta chamada Minha Escolha Certa, que fica disponível para o público até o final da semana que vem. Além de enquadrar uma pessoa a determinado perfil, o simulador também mostra quais os melhores planos de telefonia móvel em várias regiões do país.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: