Impostômetro

quinta-feira, 29 de março de 2012

Venda de notebooks, PCs e smartphones registram recordes de vendas em 2011


A venda de notebooks no Brasil cresceu 60 por cento em 2011, informou nesta quarta-feira a agência de pesquisa de mercado GfK Consumer Goods.

Segundo o levantamento, o valor total de vendas no ano foi de 5 milhões de unidades. Além disso, os preços dos produtos caíram 20 por cento em relação ao ano anterior. Segundo a consultoria, mais de um terço das vendas de notebooks já está abaixo de 1.000 reais. Os computadores tablet responderam por cinco por cento das vendas no varejo brasileiro.

Em 2011, foram vendidos mundialmente mais de 916 milhões de "smart connected devices", ou "dispositivos inteligentes conectados", termo usado pelo IDC para se referir a PCs, tablets e smartphones.

Segundo a consultoria, a receita do setor ultrapassou US$ 489 bilhões no mesmo período. Este ano, a projeção é de que 1,1 bilhão de equipamentos sejam embarcados e, para 2016, o número deve ser de 1,84 bilhão de unidades vendidas, mais que o dobro do ano passado, o que representará uma taxa média de crescimento anual de 15,4% no período de cinco anos.

Plataformas
A IDC estima que o Windows, sistema operacional da Microsoft, tenha queda no market share de 35,9% em 2011, para 25,1% em 2016. Já o número de dispositivos baseados em Android rodando em processadores ARM registrará um ligeiro crescimento, passando de 29,4% de participação de mercado para 31,1%, na mesma base de comparação. O sistema operacional da Apple, iOS, também aumentará seu market share de 14,6% em 2011, para 17,3% em 2016.

“O crescimento na venda de smartphones será maior nos mercados da região Ásia-Pacífico, principalmente na China, onde operadoras móveis estão subsidiando a compra de aparelhos 3G. Na maioria dos casos os smartphones serão os principais meios de conexão com a Internet”, afirma Will Stofega, diretor da área de tendências para tecnologias móveis da IDC.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: