Mais de duas décadas depois da popularização da internet no
país, iniciada durante a década de 90, praticamente um quinto das empresas
brasileiras, ou 19,5% do total, ainda não fazem uso da rede.
O dado faz parte da pesquisa Uso das Tecnologias de
Informação e Comunicação nas Empresas 2010, divulgada nesta quinta-feira (13)
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento também pesquisou o percentual de empresas que
usavam computador, ainda que não conectados, no ambiente de trabalho.
Praticamente um sexto, ou 16,5%, dos empresários afirmaram não utilizar
computadores.
A coordenadora da pesquisa, Aline Visconti Rodrigues,
considera que esse grupo de empresas ainda não informatizadas ou não conectadas
representa uma grande oportunidade de negócios no setor da tecnologia de
informação e comunicação.
“O desafio é mostrar para esses empresários que não utilizam
a internet ou computadores que o uso vai facilitar a eficiência do trabalho
deles”, disse a pesquisadora do IBGE. A pesquisa ouviu 17.444 empresas em todas
as regiões do país.
Também foi pesquisado o número de empresários que faziam
comércio pela internet. Entre as microempresas, 25,6% fizeram vendas pela rede,
sendo que 23,6% usaram e-mail. Já as compras tiveram um percentual mais alto:
41,1% usaram a internet.
Entre as empresas com dez funcionários ou mais, o percentual
de uso da rede para vendas subiu para 32,9% e quando o interesse eram as
compras, o aumento foi 55%.
O uso de software livre (programa que pode ser copiado,
usado, modificado e/ou redistribuído de acordo com as necessidades de cada
usuário) foi apontado por 48,3% dos entrevistados de microempresas e em 49,5%
das empresas com dez funcionários ou mais. A pesquisa completa pode ser
acessada no link do IBGE.
Fonte: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário