A Vivo realizou nesta quinta-feira (29) os primeiros testes
do serviço de TV por assinatura transmitida por fibra ótica. Chamada de Vivo TV
Fibra, a plataforma usada no serviço é a IPTV Mediaroom, desenvolvida pela
Microsoft em parceria da AT&T (companhia norte-americana de
telecomunicações). A partir do software, é possível receber o sinal em HD com
alta velocidade, de aproximadamente 1 Gbps para canais de TV.
A novidade começa a ser oferecida na Grande São Paulo no
segundo trimestre de 2013; no interior, o serviço chega um pouco mais tarde:
segundo semestre do próximo ano.
Para receber o sinal, é preciso conectar o decodificador
produzido pela Cisco em um dos cabos de fibra ótica que passam em mais de 500
mil domicílios em São Paulo. Segundo Luiz Bento da Silveira, gerente de
produtos e plataforma da Vivo, esse é um dos diferenciais do serviço.
“Diferentemente da concorrência, a Vivo traz a fibra ótica para dentro da casa
do cliente”, afirma. Esse decodificador pode ser conectado ao set-top box por
cabo Ethernet ou coaxial.
A Vivo oferecerá aos consumidores dois modelos de caixa,
para pacote simples (R$ 70) e pacote completo (R$ 205). O modelo completo
possui um HD interno de 500 GB, que permite armazenar a programação da TV por
assinatura.
Com o sinal recebido, é possível perceber a diferença da
velocidade entre serviços de TV a cabo e TV por fibra ótica. Diferente do
modelo atual, que mostra uma tela preta ao trocar de canal, a TV por fibra leva
menos tempo e não expõe o fundo preto na mudança.
Além disso, a TV também possui o recurso de PiP (Picture in
Picture), que mostra o que está passando em outros canais a partir de uma tela
inferior. A Vivo mostrou o serviço de vídeo sob demanda, com mais de mil
títulos (HD e SD), que estará inserido na TV por fibra ótica.
A plataforma também memoriza os últimos seis canais
assistidos e possui ferramenta de busca que localiza o termo dentro da
programação, por exemplo: Tom Cruise. Como resposta a busca, serão exibidos os
filmes e programas que contam com o ator.
Usando o set-top box com DVR (Digital vídeo recorder), é
possível gravar três programas simultaneamente e reproduzi-los em três pontos
diferentes. Os usuários também podem acessar os aplicativos desenvolvidos, como
Facebook e Twitter, que permitem cadastrar a conta e interagir nas redes sem
deixar de assistir o conteúdo.
A Vivo informa que realizará promoções para clientes que
adquirirem o serviço de TV por assinatura e banda larga em conjunto. Ambos os
sinais são enviados pelo mesmo cabo, mas não há interferências, já que eles são
transmitidos por túneis diferentes.
Fonte: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário