As opções de publicidade no mundo digital se tornam cada vez
mais sofisticadas. Quem já tem uma página no Facebook, um site ou blog, sabe
que as oportunidades de anúncio aparecem a toda a hora na internet.
Antes de se arriscar em uma estratégia de links patrocinados
caseira, saiba o que a Lilian Yamamoto e o Renato Maria, sócios-fundadores da
agência especializada em adwords ADW/id têm a dizer. Eles trabalharam anos no
Google antes de decidirem sair para criar a própria agência. Leia abaixo cinco
dicas desses especialistas:
1) Defina os objetivos da campanha: Antes de começar a
definir uma campanha, é importante ter em mente qual é o seu principal objetivo
com ela. Você quer vender um produto? Quer atrair clientes potenciais para
pedir um orçamento em seu site? Quando isso fica claro na sua cabeça, as
chances de sucesso se tornam muito maiores.
2) Pense como o seu cliente: Coloque-se no lugar do seu
cliente e tente imaginar que palavra ele buscaria no Google ou que sites ele
gostaria de encontrar o seu produto anunciado. Isso facilita na hora de
planejar a estratégia da campanha. Visite o site dos concorrentes com um olhar
de cliente e compare com o seu. Outra dica importante: faça você mesmo ou peça
para um amigo ou parente realizar uma compra no seu site e avalia a satisfação
do processo como um todo. Se a experiência é bem sucedida, há mais chances de o
cliente voltar a comprar a indicar para outros amigos.
3) Contrate uma agência: as ferramentas de links
patrocinadas são bastante sofisticadas e sofrem mudanças quase diárias. Uma
agência especializada tem obrigação de acompanhar essas mudanças e é capaz de
extrair o melhor que as ferramentas têm para lhe entregar. Além disso, você
terá uma pessoa cuidando de formar mais próxima o desempenho dos anúncios.
4) Crie anúncios relevantes: Os anúncios devem ter mensagens
customizadas de acordo com o seu contexto de exibição. Quanto mais customizada
a mensagem, mais relevante o anúncio será. Quanto mais relevante, mais chances
de gerar uma conversão, seja ela o preenchimento do formulário de contato ou
uma venda online.
5) Avalie os resultados: O Google Analytics é uma ferramenta
gratuita e que pode ajudar a avaliar os resultados da campanha. Se você cria
métricas para o sucesso e o valor do investimento em cada anúncio, fica mais
fácil estabelecer novos parâmetros para uma próxima campanha. Assim, é possível
saber se você está pagando caro por cada click.
Fonte: Pequenas Empresas, Grandes
Negócios
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