Impostômetro

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ANP vai intensificar fiscalização em postos de combustíveis para conter cartéis

Brasília - O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, disse hoje (28) que a entidade vai intensificar a fiscalização nos postos de combustíveis para evitar a formação de cartel. Ele informou que, em Brasília, em 63% dos postos fiscalizados foi encontrado o mesmo preço da gasolina.
“Isso, na nossa opinião, é um indicador veemente da formação de cartel”, disse Lima, ao chegar para a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no Ministério de Minas e Energia. Segundo ele, o fato já foi comunicado ao Ministério da Justiça e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a ANP quer ter acesso às planilhas de custos dos postos de combustíveis.
Lima disse também que o governo ainda estuda a possibilidade de reduzir o percentual do álcool que é misturado à gasolina, mas a pressão para a mudança já diminuiu, com a entrada da safra do etanol e a redução do preço do produto.

Comercialização e estocagem de álcool passam para o controle da ANP
A presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (28) a Medida Provisória (MP) 532, que muda a classificação do etanol de produto agrícola para combustível. Com a mudança, a comercialização, estocagem, importação e exportação do etanol estarão sob controle da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a partir de agora, e não mais do Ministério da Agricultura.
A mudança será publicada na edição de amanhã (29) do Diário Oficial da União. Na mesma MP, o governo também determina a redução do percentual mínimo de mistura de álcool anidro na gasolina. Atualmente, esse percentual varia entre 20% e 25% e, agora, poderá variar de 18% a 25%.
As duas medidas aumentam a capacidade do governo de regular o setor e são tentativas de reduzir a pressão inflacionária do álcool combustível, provocada pelo aumento dos preços do produto na entressafra da cana-de-açúcar.
Além das mudanças no setor de combustíveis, a MP 532 também amplia a atuação da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). A mudança no marco regulatório vai permitir que os Correios possam ampliar a atuação em atividades de logística, transportes, serviços financeiros e digitais. A MP autoriza ainda a atuação internacional da empresa.
A presidenta também sancionou, hoje, lei que autoriza o Ministério da Saúde a atualizar anualmente a lista de medicamentos e procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A tabela estava defasada há cerca de dez anos.

Fonte: Agência Brasil

2 comentários:

Kaduarte Azevedo disse...

na teoria, tudo que vem da gestão Pública é bem feito. quando vamos para a prática, num é mesmo Cipriano? haha... abraços amigo, e parabéns pelo Blog,

Cipriano Medeiros disse...

Obg, Kadu. Quanto, ao comentário, tudo que interessa ao governo, eles procuram abraçar, porém, nem sempre os braços são tão grandes para isso. Como você falou, agora é esperar para ver no que vai dar. Abraços