Impostômetro

sábado, 16 de abril de 2011

Qual será o tipo de tênis ideal para você?

Bom galera, estava pesquisando a compra de um tênis na internet e tive a seguinte dúvida. “Qual será o tipo de tênis ideal para mim? Sendo assim, fui à pesquisa e encontrei um post no Blog Odor Free, que achei super interessante e venho compartilhar com todos. Espero que gostem, e sigam as recomendações dos profissionais para uma saúde perfeita. Eu já sei qual o meu tipo de pisada!
Todo corredor, seja ele profissional ou amador, deve saber seu tipo de pisada, pois é ela quem determina qual o tênis ideal para evitar lesões futuras. Para descobrir qual seu tipo de pisada, faça uma avaliação com um profissional especializado. Nada de tentar adivinhar por conta própria, olhando a sola do tênis, por exemplo. Todo tênis tende a se desgastar mais na parte de fora, na região do calcanhar, independente da pisada. Brincar de adivinho pode causar sérios problemas.
Os três tipo de pisadas existem são: supinada, neutra e pronada.
Os atletas que possuem pisada supinada são chamados de supinadores. A característica básica dessa pisada é que ela começa na borda externa do calcanhar e continua nessa linha, aumentando o impacto entre as articulações. Associado aos pés com o arco alto.
A pisada neutra é aquela que começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. Uma das características é a planta do pé, que apresenta um arco que vai até a linha média da base do pé. Geralmente quem tem o arco do pé normal apresenta pisada neutra.
Os pronadores são aqueles corredores que iniciam a pisada com a parte externa do calcanhar e continuam rolando o pé excessivamente para dentro. Característico do pé mais achatado.
A escolha do tênis errado pode não proteger a área do pé que mais sofre o impacto. Um tênis pronado tem mais amortecimento na parte interna, o supinado na parte externa e o neutro não precisa de um sistema de amortecimento tão complexo, pois não precisa corrigir a pisada, já que esta é considerada a melhor para corridas.
Mas lembre-se, antes de sair por aí tentando adivinhar qual o seu tipo de pisada e acabar comprando um tênis impróprio que irá gerar lesões, consulte um profissional que lhe indicará o melhor modelo.
Fonte: Blog odor Free http://www.odorfree.com.br/blog/ 

Nenhum comentário: