O setor de franquias cresceu 16,9% em 2011, atingindo um
faturamento de 88 bilhões de reais. De acordo com Ricardo Camargo, diretor
executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número apresentado
pela instituição nesta manhã é maior do que o previsto. "Estávamos
esperando um aumento de 15%. É um crescimento bastante forte, mas temos certeza
de que ainda temos muito campo para crescer", disse em coletiva de
imprensa.
De acordo com o levantamento da ABF, o número de marcas cresceu
9,5% na comparação com 2010. Hoje, são 2031 empresas oferecendo franquias no
mercado. Para Camargo, o aumento das microfranquias impulsionou este movimento.
Já a quantidade de lojas teve um crescimento menor neste ano. Em 2011, a
quantidade de unidades aumentou 7,8%, enquanto em 2010 o crescimento foi de 8%.
As microfranquias -- redes com investimento inicial de até 50 mil reais --
representam 17% do total de marcas e 3,7 bilhões de reais, o correspondente a
4% do faturamento total do setor de franchising. Elas alcançaram 336 unidades
contra 213 em 2010.
A associação culpa o mercado imobiliário. "O
franchising só não cresce mais porque está havendo uma dificuldade de
localização de pontos comerciais. Houve uma valorização imobiliária
excessiva", justifica. Para Camargo, o aumento do valor do ponto comercial
ou do aluguel inviabiliza o negócio.
O setor de hotelaria e turismo foi o recordista de
crescimento, com um impulso de 85,8% no faturamento. Em seguida está móveis,
decoração e presentes (35%), esporte, saúde, beleza e lazer (24,3%), negócios e
serviços (14,9%) e alimentação (14,5%). A área que foi menos favorecida no ano
passado foi a de fotografia e gráficas, que cresceu só 5,9%.
No que se refere à distribuição das unidades, a região
Sudeste continua a abrigar a maior quantidade de lojas, com 57,6%. O destaque é
para o Nordeste que tem 15,6% das franquias abertas no país, contra 14,1% da
região Sul. São Paulo continua na frente quando se trata dos locais sede de
franquias – 51,1% das redes tem o estado como casa –, seguido pelo Rio de
Janeiro (12,7%), Paraná (8,2%) e Minas Gerais (5,8%).
Para este ano, a ABF espera um aumento de 15% no faturamento
do franchising. A expectativa é que a quantidade de novas redes cresça 8% e
sejam abertas 9% a mais de unidades. O setor deve gerar cerca de 75,5 mil
empregos.
Fonte: Exame.com
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