Impostômetro

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Falha no IPO do Facebook deixa Nasdaq embaraçada


Apesar de a cotação das ações do Facebook estar caindo nesta segunda-feira (21), não há como negar que o IPO foi um sucesso. A Nasdaq, porém, tem motivos para se envergonhar. A bolsa de valores onde o Facebook fez sua estreia teve problemas em seus computadores que provocaram um atraso de meia hora na abertura das negociações.

Robert Greifeld, executivo chefe do grupo Nasdaq OMX, reconheceu o problema numa entrevista a jornalistas americanos ontem. “Não foi nosso melhor momento”, disse ele, como relata o Wall Street Journal. O executivo disse que a empresa estava “humildemente embaraçada” com a situação.

Greifeld diz que a Nasdaq havia feito testes com o sistema antes do IPO, mas eles não revelaram nenhum problema. A falha aconteceu no sistema de cancelamento de ordens de compra e venda. Por causa dela, investidores ficaram momentaneamente sem saber se haviam concluído as transações ou não, e por qual preço.

Essa incerteza fez com que alguns fundos de investimento desistissem, ao menos momentaneamente, de comprar ações do Facebook. “Mas não cogitamos cancelar o IPO”, afirma Greifeld. O episódio é bastante ruim para a imagem da Nadaq. A empresa compete com a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE Euronext), que também tem procurado atrair empresas que abrem o capital.

Essa não é a primeira vez que acontece alguma falha nos computadores durante um IPO. Um dos casos mais graves ocorreu em março, quando a BATS Global Markets – a terceira maior bolsa de valores dos Estados Unidos – teve de cancelar seu próprio IPO depois que os sistemas computacionais entraram em colapso.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: