Impostômetro

sábado, 16 de outubro de 2010

Economia Digital

A economia digital abarca a economia baseada em tecnologias digitais, inclusive de comunicação digital (internet, intranets, WAN´s, ou redes privadas de valor agregado), computadores, software, e outras tecnologias de informação correlacionadas. Também é chamada de economia da Internet, nova economia ou economia WEB. Nesta nova economia, as redes digitais e as infra-estruturas de comunicação proporcionam uma plataforma global a partir da qual indivíduos e organizações interagem, comunicam-se, colaboram e garimpam informação. Também se refere à convergência da informática e das tecnologias de comunicação na Internet e em outras redes, e ao resultante fluxo de informação e de tecnologia que está estimulando o comércio eletrônico e as abrangentes mudanças organizacionais. Essa convergência permite que qualquer tipo de informação (dados, áudio, vídeo etc.) seja armazenado, processado e transmitido através da rede para diversos pontos do mundo. A economia digital está criando uma revolução econômica evidenciada, segundo a Emerging Digital Economy II (ecommerce.gov), pelo desempenho econômico sem precedentes e o mais longo período de expansão econômica ininterrupta da História.
Nos EUA as indústrias de Tecnologia da Informação cresceram a um índice superior ao dobro daquele apresentado pelo conjunto dos demais setores da economia. Em 2000, elas alcançaram perto de 9% do PIB, quase o dobro dos 4,9% registrados em 1985. O setor de TI sozinho foi responsável por mais de 25% do crescimento econômico real total (não incluídos quaisquer efeitos indiretos), a cada ano entre 1996 e 2000.
A economia como um todo está apostando na TI para aumentar a produtividade. Nos anos 60, os gastos das empresas com equipamento de TI representavam apenas 3% do investimento total em equipamentos para empresas. Em 2000, a participação da TI cresceu para 45% dos gastos totais anuais das empresas nesse mesmo item.

Nenhum comentário: