Fundado em 2007 por David Karp, o Tumblr fica no meio do
caminho entre o Twitter e os sites de blogs como o Wordpress e o Blogger.
Poderia ser descrito como um site de miniblogs. Sua especialidade é a
publicação rápida de fotos, vídeos e textos curtos. A empresa, que tem sede em
Nova York, conta, agora, com uma executiva no Brasil, Gina Gotthilf, a gerente
de internacionalização da rede social.
Em entrevista a EXAME.com, Gina confirmou que o site deve
ganhar uma versão em português em breve, algo que já havia sido divulgado no
início deste mês. Para ela, o sucesso do Tumblr se deve, principalmente, à
facilidade de uso. “Blogs tradicionais exigem certa dedicação para cada post e
também que seus usuários saibam escrever bem. No Tumblr, podem-se postar fotos,
vídeos, músicas, links, frases e outros tipos de conteúdo sem muito esforço”,
afirma ela.
Gina diz que a empresa ainda está procurando entender o
comportamento dos brasileiros no site, que nem sempre é igual ao dos
americanos. “Já deu para perceber que o usuário brasileiro ama o humor. Os
posts mais compartilhados por aqui são sarcásticos, irônicos ou de piadas em
geral. As imagens também são populares”, diz.
Outra diferença observada por ela é que os brasileiros, em
geral, não usam o Tumblr como plataforma para sites mais elaborados ou para
postar textos longos. “E muitos não aproveitam algumas de nossas melhores
ferramentas de interação com o conteúdo e a comunidade, disponíveis quando se
faz o log-in, como o Reblog, e o Like", acrescenta.
O Reblog, citado por Gina, permite que um post seja
republicado num outro blog com poucos cliques. Essa facilidade acaba fazendo
com que muitos blogs no Tumblr tenham pouco ou nenhum conteúdo original. Eles
apenas reproduzem material disponível em outros blogs. Nos Estados Unidos, a
presença de celebridades como a cantora Lady Gaga e o presidente Barack Obama
no site ajudou a dar visibilidade a ele, algo que deve começar a acontecer
também no Brasil.
O Tumblr ainda não tem um modelo de negócios claro. Gina
ressalta que os usuários podem personalizar suas páginas à vontade, e podem
incluir publicidade. Além disso, designers podem criar temas para os blogs e
vendê-los no site, na área denominada Theme Garden (jardim de temas).
Gina diz que não há planos muito definidos para a abertura
do escritório no Brasil. Mas a intenção existe. A imprensa americana chegou a
divulgar que o projeto da empresa é inaugurar a subsidiária brasileira entre o
final deste ano e o início de 2013. Seria a primeira fora dos Estados Unidos.
Fonte: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário