Impostômetro

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tribunal eleitoral convoca hackers para testar seu sistema



Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral anunciou que a partir desta quinta-feira (02) estará aberta as inscrições para o concurso que convocará especialistas em informática dispostos a invadir seu sistema de votação eletrônico.

Essa convocação acontece no marco dos preparativos para as eleições municipais de outubro e possui o objetivo de descobrir 'eventuais falhas no sistema, relacionadas com a violação da integridade do voto secreto', indicou o tribunal em uma nota oficial.

O comunicado diz que serão escolhidos 25 participantes, que, após a definição dos mesmos, vão receber os chamados 'códigos fonte' do sistema para 'facilitar os ataques às urnas eletrônicas', as mesmas que serão utilizadas nas próximas eleições.

Os testes serão realizados entre os dias 20 e 22 de março, e os participantes receberão somente um certificado de participação, já que 'não haverá nenhuma premiação em dinheiro', explicou o tribunal.

Este tipo de teste vem sendo usado desde 2009, quando foi realizado o primeiro concurso de 'hackers' do Tribunal eleitoral.

Nos quatros testes realizados até agora, ninguém conseguiu violar as urnas eletrônicas, que foram introduzidas no sistema eleitoral no ano de 1996, quando estiveram à disposição de aproximadamente 30% do eleitorado.

Apesar de ter começado a ser aplicado em 1996, o sistema só foi totalmente automatizado nas eleições municipais de 2000, o que possibilitou uma maior agilidade na apuração dos votos. Com a automatização, o resultado definitivo do pleito pode ser confirmado em menos de 24 horas.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, nas próximas eleições municipais de outubro contará com aproximadamente 135,8 milhões de eleitores, que elegerão aos prefeitos e vereadores dos 5.565 municípios do país.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: