Impostômetro

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rede social Tumblr cresce 680% no Brasil

São Paulo — Fenômeno especialmente entre os internautas mais jovens, o Tumblr é uma das redes sociais que mais cresceram em 2011. Nos Estados Unidos, as visitas ao site aumentaram 280%. No Brasil, o incremento foi de 680% segundo a própria empresa. Com esse crescimento explosivo, o Brasil tornou-se o segundo país em visitantes no Tumblr, que soma 44 milhões de blogs publicados no mundo.

Fundado em 2007 por David Karp, o Tumblr fica no meio do caminho entre o Twitter e os sites de blogs como o Wordpress e o Blogger. Poderia ser descrito como um site de miniblogs. Sua especialidade é a publicação rápida de fotos, vídeos e textos curtos. A empresa, que tem sede em Nova York, conta, agora, com uma executiva no Brasil, Gina Gotthilf, a gerente de internacionalização da rede social.

Em entrevista a EXAME.com, Gina confirmou que o site deve ganhar uma versão em português em breve, algo que já havia sido divulgado no início deste mês. Para ela, o sucesso do Tumblr se deve, principalmente, à facilidade de uso. “Blogs tradicionais exigem certa dedicação para cada post e também que seus usuários saibam escrever bem. No Tumblr, podem-se postar fotos, vídeos, músicas, links, frases e outros tipos de conteúdo sem muito esforço”, afirma ela.

Gina diz que a empresa ainda está procurando entender o comportamento dos brasileiros no site, que nem sempre é igual ao dos americanos. “Já deu para perceber que o usuário brasileiro ama o humor. Os posts mais compartilhados por aqui são sarcásticos, irônicos ou de piadas em geral. As imagens também são populares”, diz.

Outra diferença observada por ela é que os brasileiros, em geral, não usam o Tumblr como plataforma para sites mais elaborados ou para postar textos longos. “E muitos não aproveitam algumas de nossas melhores ferramentas de interação com o conteúdo e a comunidade, disponíveis quando se faz o log-in, como o Reblog, e o Like", acrescenta.

O Reblog, citado por Gina, permite que um post seja republicado num outro blog com poucos cliques. Essa facilidade acaba fazendo com que muitos blogs no Tumblr tenham pouco ou nenhum conteúdo original. Eles apenas reproduzem material disponível em outros blogs. Nos Estados Unidos, a presença de celebridades como a cantora Lady Gaga e o presidente Barack Obama no site ajudou a dar visibilidade a ele, algo que deve começar a acontecer também no Brasil.

O Tumblr ainda não tem um modelo de negócios claro. Gina ressalta que os usuários podem personalizar suas páginas à vontade, e podem incluir publicidade. Além disso, designers podem criar temas para os blogs e vendê-los no site, na área denominada Theme Garden (jardim de temas).

Gina diz que não há planos muito definidos para a abertura do escritório no Brasil. Mas a intenção existe. A imprensa americana chegou a divulgar que o projeto da empresa é inaugurar a subsidiária brasileira entre o final deste ano e o início de 2013. Seria a primeira fora dos Estados Unidos.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: