Impostômetro

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mais de 1,2 milhões de páginas da Web estão infectadas

Depois de um tempo ausente devido problemas profissionais, estou retomando o Blog Cipriano Medeiros.

Sites considerados legítimos, como os governamentais, foram os principais alvos de cibercriminosos no último ano. A empresa de segurança Dasient divulgou um estudo que aponta um aumento no número de endereços infectados na web, que já ultrapassa a marca de 1,2 milhão de páginas.
A pesquisa foi realizada no terceiro trimestre de 2010, analisando o comportamento de ataques e malwares na rede durante este período. No ano passado, a empresa diz que havia identificado mais de 560 mil sites contaminados.
De acordo com o estudo houve um aumento no comprometimento de sites considerados legítimos por cibercriminosos. Páginas do governo têm sido o principal alvo para o envio de malwares. A pesquisa também aponta que serviços de e-mail baseados na web, como o Hotmail, Gmail e Yahoo!Mail costumam fazer a varredura dos anexos de forma imprecisa. Desta forma, crackers têm utilizado essa ferramenta com mais frequência para expandir seus ataques. A empresa ainda constatou que os falsos antivírus são um dos golpes que mais cresceram para distribuir códigos maliciosos. Rússia e China são os países de onde mais se originam os ataques.
A Dasient aposta que para 2011, os olhos dos cibercriminosos estarão mais voltados para redes sociais famosas como o Facebook e o Twitter. Em 2010 foram presenciados alguns ataques em larga escala, como a botnet Koobface e ataques que redirecionavam usuários do Twitter a sites pornográficos.

Um comentário:

Cicero Super disse...

O mundo virtual e uma porta aberta para milhões de vírus, e igual entrar em uma UTI sem devidos cuidados de proteção.