Impostômetro

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Comportamento de usuários do Twitter e Google ajudam no comportamento de ações

De acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadores da University Bloomington, Indiana, EUA, divulgada em 18 de outrubro deste, mostra que o comportamento dos usuários das principais ferramentas de interatividade na internet, Twitter e Google, auxiliam na previsão do comportamento das ações da Dow Jones (Bolsa de valores de New York).
A pesquisa revela que esse comportamento pode gerar uma previsão com 86,7% de precisão com antecedência de 4 dias. A pesquisa foi realizada pelos cientistas Johan Bollem e Huina Mao, que examinaram 9,8 milhões de tweets de 2,7 milhões de perfis aleatórios usando as palavras "eu sinto" ou "estou me sentindo" (I fell e I´m feeling), entre março e dezembro de 2008. Quando então perceberam a relação com a oscilação da Dow Jones, com antecedência de três ou quatro dias.
Para testar o padrão, a dupla de pesquisadores aplicou um algoritmo baseado em dados do mercado, e obteve 73,3% de precisão. Ao adicionar os dados do twittter, a correspondência aumentou para 86,7%.
Algumas outras pesquisas desse tipo já foram usadas para identificar o comportamento de outros setores da economia, como a taxa de desemprego. De acordo com pesquisadores e especialistas no assunto, essa onda será crescente no que diz respeito a análise do comportamento das pessoas para tomada de decisões em diversos segmentos, o que confirma cada vez mais que essas ferramentas chegaram para ficar e serão aprimoradas para resultados.

Obs.: Será que a Google irá utilizar essa ferramenta para os usuários analisarem os indicadores de mercado online, cobrando uma taxa mínima de acesso?

Nenhum comentário: