Impostômetro

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mantega diz que o Governo reduzirá os juros e os gastos públicos em 2011

Participando da reunião do G20, o ministro da fazenda, Guido Mantega, afirmou que a partir de 2011 será possível baixar os juros, mas não falou a qual patamar chegará os juros. O objeto principal desta redução será a redução nos gastos públicos, contudo outros fatores também influenciarão para este fato, como o controle da inflação, e a redução nos subsídios via BNDES. O ministro ainda ressaltou que no caso do BNDES, é preciso ações também da iniciativa privada, mas não detalhou o que poderá ser feito.
Mantega ainda ressalta que a alta da inflação segue devido à alta das comodities e dos alimentos, especialmente grãos como trigo e arroz. E que esta alta é motivada por uma “conjuntura internacional” e não questões locais.
Agora paremos para analisar os discursos do próximo governo. Dilma falou que os governistas querem o retorno da CPMF, ou CSS (Contribuição Social para a Saúde) o qual está em regime de análise no congresso nacional, e que é um assunto a se pensar. Por outro lado, vem Mantega e diz que haverá redução de juros.
O que o Governo está tentando fazer conosco? Bom, no meu ponto de vista, é que a criação de um tributo ou imposto a mais e a redução de juros, seria como uma balança de peso para amenizar os interesses da população, porém, eis a questão, por que não fazer uma reforma tributária condizente com as questões sócias do País, ou até mesmo uma fiscalização interna nas licitações e/ou projetos dos Governos para que os nossos representantes não desviem verbas para benefício próprio ou de terceiros? Por que não cria um mecanismo ou órgão de fiscalização interna, assim como estão fazendo com as empresas, aonde cada ano vêm mais Leis para recolhimento de impostos?
Tenho absoluta certeza e convicção que, com uma reforma tributária coerente e condizente com a situação do Brasil, as empresas recolherão seus impostos sem precisar da chamada “sonegação fiscal”.

Nenhum comentário: