Impostômetro

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Será a queda do império Silvio Santos?

Na última terça-feira (09), o Banco Panamericano controlado pelo Grupo Silvio Santos, entrou com pedido de “empréstimo” de 2,5 bilhões de reais ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), com intuito de restabelecer o equilíbrio patrimonial e a liquidez da instituição financeira. Como garantia deste aporte, foram dadas todas as empresas participantes do Grupo Silvio Santos, sendo 44 empresas, inclusive as 5 principais, são elas, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a empresa de cosméticos Jequiti, a Liderança Capitalização (Tele Sena), as Lojas do Baú da Felicidade e o próprio Banco Panamericano. Essas garantias somam 2,7 bilhões de reais. Em dezembro de 2009 o Banco já havia vendido 49% do capital votante à Caixa Econômica Federal (CEF), por 739,2 milhões de reais.

O que aconteceu? O Banco Central (BC) detectou uma deficiência expressiva no patrimônio do Banco Panamericano, ou seja, uma fraude contábil e deu 30 dias de prazo para se buscar uma solução, que incluía capitalização, troca de controle ou intervenção da autoridade monetária, explicou o presidente do conselho de administração do FGC, Gabriel Jorge Ferreira.
O Grupo Silvio Santos terá 10 anos para quitar a dívida junto ao FGC, o grupo terá 03 anos de carência e a partir daí terão os 07 anos restantes, os títulos serão reajustados pelo IGP-M.
Considerado pelo próprio apresentador, Silvio Santos, como o principal negócio do Grupo, ele pode ser obrigado a vender o banco, que lhe gera uma receita anual de até 120 milhões de reais. A instituição ainda não foi colocada a venda oficialmente, mas essa pode ser a primeira e mais rápida maneira de recuperar o dinheiro.
Conforme informações do Portal Exame.com, numa conversa entre Silvio Santos e um executivo de um banco americano em 2008, o empresário brasileiro indagou, após, investida do americano em comprar o Panamericano, “trabalho todos os dias na televisão. Chego de manhã e saio tarde da noite. No fim do ano, a TV me rende, no máximo, 40 milhões de reais. Quanto ao banco, nunca fui lá. Mas todo ano me dá até 120 milhões de reais. Não quero vender”.
Agora, de acordo com reportagem no Portal Exame.com, “Silvio Santos estaria disposto a se desfazer do Panamericano. Desde que o BC apurou a fraude contábil, há cinco semanas, o empresário tem adotado uma postura bastante pragmática”. A venda do banco provocaria um forte impacto ao Grupo, pois, é o negócio mais importante e rentável.

Nenhum comentário: