Impostômetro

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

20 franquias ideais para jovens com até 30 anos


Gerenciar uma pequena empresa ou uma franquia demanda dedicação de tempo e capital, independente da idade do empreendedor. Hoje, muitos jovens sonham em empreender, mas não se capacitam cursando uma disciplina sobre empreendedorismo, por exemplo.

De acordo com levantamento da Rizzo Franchise, 21.707 homens e mulheres entre 26 e 30 anos estavam em busca de uma franquia em 2010. Veja vinte opções de franquias com perfil para jovens empresários, em setores como alimentação, restaurantes, bares, presentes e cursos de idiomas.

Salad Creations
A Salad Creations é uma rede de franquia de alimentação saudável especializada em saladas, inaugurada em 2007. Hoje, a marca conta com 27 unidades franqueadas e uma unidade própria. De acordo com Ana Maura Werner, gerente de marketing da Salad Creations, 50% dos franqueados estão na faixa dos 30 anos. O investimento inicial sem o custo do ponto comercial é de 350 mil reais, e cada unidade fatura, em média, 80 mil reais. O prazo de retorno do capital é de 24 a 36 meses.

5àsec
O Grupo 5àsec inclui a lavanderia 5àsec e a 5àfil que é especializada em serviços de costura. Ao todo, a marca tem 400 unidades franqueadas. Segundo o grupo, para se tornar um franqueado é preciso ter espírito empreendedor e força de vontade. É necessário desembolsar a partir de 420 mil reais para abrir uma franquia e o prazo de retorno do capital é de 36 meses.

Água Doce
A Água Doce Cachaçaria é uma rede de franquias de bares e tem 104 unidades franqueadas pelo Brasil. Como o foco da operação da marca é noturna, a franquia é ideal para jovens que querem ter um negócio do universo de bares. O capital necessário para abrir uma unidade é de 365 mil reais. O prazo de retorno estimado é de 36 a 60 meses.

inFlux English School
A escola de idiomas inFlux English School foi fundada em 2004, em Curitiba, e hoje possui 87 unidades franqueadas. Destas, 20 são comandadas por jovens na faixa dos 30 anos. É preciso investir entre 107 mil reais a 155 mil reais para abrir uma unidade da marca. O prazo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses.

Imaginarium
Fundada em 1987, a rede Imaginarium é especializada em artigos para presentes e decoração e começou a expansão de negócios por meio do franchising em 1990. Hoje, a marca possui 127 unidades e 40% dos seus franqueados se encontram na faixa dos 30 anos. O capital necessário para abrir uma unidade é de 212 mil reais, sem incluir o ponto comercial. O prazo de retorno estimado é de 36 a 40 meses.

Mega Matte
A MegaMatte foi inaugurada em 1994 no Rio de Janeiro e hoje possui 94 unidades franqueadas. A marca, especializada no comércio de mate e lanches saudáveis, prefere jovens que tenham um estilo de vida mais saudável para comandar as franquias. O investimento inicial para abrir uma unidade é de 190 mil reais e o prazo de retorno do capital é de 24 a 36 meses.

Mr. Kitsch
A rede de franquias no comércio de moda masculina Mr. Kitsch foi criada em 1985 e em 2012 criou a marca Ms. Kitsch voltada para o público feminino. A rede está passando por uma reestruturação de gestão e tem preferência por franqueados jovens. Hoje, são 73 unidades franqueadas e o investimento inicial para abrir uma franquia é de 450 mil reais, sem o custo do ponto comercial. O prazo de retorno do capital é de 24 a 36 meses.

PBF
A rede de escolas de idiomas PBF foi fundada em 1965 e possui 200 unidades franqueadas. Dos franqueados, 30% tem menos de 35 anos e a marca tem preferência por jovens que se preocupam com novas tecnologias e a atualização da escola. Para abrir uma franquia é preciso investir de 27 mil a 120 mil reais. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.

Cacau Show
A Cacau Show possui 1200 franquias no Brasil e cerca de 20% de seus franqueados tem até 30 anos. “Nosso foco se baseia em pessoas que querem construir seu próprio negócio, pois para se tornar um franqueado da marca, é necessário ser um empreendedor comprometido com o negócio, além da dedicação em tempo integral”, afirma Marcelo Martins, diretor de Expansão e Novos Negócios da Cacau Show. O capital necessário para abrir uma franquia é de 130 mil reais e o prazo estimado de retorno do capital é de 18 meses.

Prepara Cursos
A rede de franquia educacional Prepara Cursos tem 530 unidades franqueadas. De acordo com o presidente do Grupo Prepara, Rogério Gabriel, a preferência por jovens à frente de uma franquia é porque os produtos também são direcionados ao público jovem. O investimento inicial necessário é de 45 mil reais e o prazo de retorno estimado é de 24 meses.

Mr. Mix
A franquia especializada em milk-shakes Mr. Mix tem 123 unidades franqueadas no Brasil. Os jovens são o público alvo da marca e, além disso, 45% dos seus franqueados têm menos de 30 anos. O investimento inicial é de 115 mil reais e o prazo de retorno do capital é de 24 meses.

Os Muzzarellas
Fundada em 2004, a rede Os Muzzarellas é especializada em delivery de pizzas, e começou a expandir seu negócio com franquias em 2010. Hoje, a marca tem 10 unidades franqueadas e 60% dos franqueados tem até 35 anos. O capital necessário para abrir uma unidade é de 200 mil a 250 mil reais e o prazo de retorno estimado é de a partir de 24 meses.

Fundição Filomena
A Fundição Filomena é uma rede de franquias especializada no comércio de acessórios e bijuterias customizadas. A marca possui 25 unidades franqueadas e oferece duas opções de modelo de franquia, loja e quiosque. O perfil do franqueado é jovem e que seja criativo. O investimento necessário para abrir uma unidade vai de 82 mil reais a 190 mil reais. O prazo de retorno é de 24 meses.

Mixirica
A rede de franquias Mixirica é especializada em fast-food saudável e foi fundada em 2009. Hoje, são 29 unidades franqueadas e o faturamento anual da rede é de 5 milhões de reais. O investimento inicial para jovens interessados em abrir uma franquia da marca é de 127 mil reais.

Uatt?
As primeiras lojas próprias da Uatt? foram inauguradas em 2006. Hoje, a rede especializada no comércio de presentes e itens de decoração tem 70 unidades franqueadas, além de contar com pontos de venda. A marca opta de ter como franqueados jovens que se identificam com a marca. O investimento inicial é de 109 mil reais, sem o custo de ponto comercial. O prazo de retorno do capital é de, em média, 18 meses.

Sr. Computador
A rede de franquias Sr. Computador, especializada na área de serviços de informática, tem 18 unidades franqueadas e duas opções de modelo de negócio, home-based ou loja. Dos novos franqueados, 90% são jovens de até 30 anos. Para se tornar franqueado da marca, o investimento é de 25 mil reais a 58 mil reais. O prazo de retorno é de 8 a 15 meses.

My Place
A rede de franquias My Place é especializada em moda feminina e possui 52 unidades franqueadas. A preferência por jovens exige que o franqueado se identifique com os produtos e com a linguagem da marca. O custo para abrir uma franquia é de 300 mil reais e o prazo de retorno é de, em média, 24 meses.

Açaí no Ponto
O Açaí no Ponto é especializado em açaí natural servido em copos com diversos acompanhamentos. Criada em Manaus, a marca tem hoje 20 unidades franqueadas. O público alvo da rede é jovem e por isso também busca franqueados neste perfil. Existem duas opções de franquias: modelo totem e quiosque. O investimento inicial é de 75 mil reais e 165 mil reais, respectivamente. O prazo de retorno estimado do capital é de até 18 meses.

Dídio Pizza
A rede de franquias Dídio Pizza tem 18 unidades franqueadas - 13 gerenciadas por franqueados até 35 anos. A pizzaria é especializada em delivery e, de acordo com Elídio Biazini, proprietário da rede, os jovens tem o dinamismo e o pique necessários para estar á frente desse tipo de negócio. O capital necessário para abrir uma unidade da marca é de 250 mil reais e o faturamento médio mensal é de 70 mil reais. O prazo de retorno é de 18 meses.

Carol Gregori
A primeira loja própria da marca de acessórios femininos Carol Gregori foi inaugurada em 2005 e um ano depois virou franquia. Hoje, a marca tem três unidades próprias e 10 franqueadas. A preferência por franqueados jovens está relacionada ao perfil do consumidor da empresa. O capital necessário para abrir uma franquia é de 120 mil reais e o prazo de retorno do capital é de 24 meses.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: