Impostômetro

sábado, 1 de dezembro de 2012

TV por fibra óptica da Vivo recebe sinal de 1 Gbps


A Vivo realizou nesta quinta-feira (29) os primeiros testes do serviço de TV por assinatura transmitida por fibra ótica. Chamada de Vivo TV Fibra, a plataforma usada no serviço é a IPTV Mediaroom, desenvolvida pela Microsoft em parceria da AT&T (companhia norte-americana de telecomunicações). A partir do software, é possível receber o sinal em HD com alta velocidade, de aproximadamente 1 Gbps para canais de TV.

A novidade começa a ser oferecida na Grande São Paulo no segundo trimestre de 2013; no interior, o serviço chega um pouco mais tarde: segundo semestre do próximo ano.

Para receber o sinal, é preciso conectar o decodificador produzido pela Cisco em um dos cabos de fibra ótica que passam em mais de 500 mil domicílios em São Paulo. Segundo Luiz Bento da Silveira, gerente de produtos e plataforma da Vivo, esse é um dos diferenciais do serviço. “Diferentemente da concorrência, a Vivo traz a fibra ótica para dentro da casa do cliente”, afirma. Esse decodificador pode ser conectado ao set-top box por cabo Ethernet ou coaxial.

A Vivo oferecerá aos consumidores dois modelos de caixa, para pacote simples (R$ 70) e pacote completo (R$ 205). O modelo completo possui um HD interno de 500 GB, que permite armazenar a programação da TV por assinatura.

Com o sinal recebido, é possível perceber a diferença da velocidade entre serviços de TV a cabo e TV por fibra ótica. Diferente do modelo atual, que mostra uma tela preta ao trocar de canal, a TV por fibra leva menos tempo e não expõe o fundo preto na mudança.

Além disso, a TV também possui o recurso de PiP (Picture in Picture), que mostra o que está passando em outros canais a partir de uma tela inferior. A Vivo mostrou o serviço de vídeo sob demanda, com mais de mil títulos (HD e SD), que estará inserido na TV por fibra ótica.

A plataforma também memoriza os últimos seis canais assistidos e possui ferramenta de busca que localiza o termo dentro da programação, por exemplo: Tom Cruise. Como resposta a busca, serão exibidos os filmes e programas que contam com o ator.

Usando o set-top box com DVR (Digital vídeo recorder), é possível gravar três programas simultaneamente e reproduzi-los em três pontos diferentes. Os usuários também podem acessar os aplicativos desenvolvidos, como Facebook e Twitter, que permitem cadastrar a conta e interagir nas redes sem deixar de assistir o conteúdo.

A Vivo informa que realizará promoções para clientes que adquirirem o serviço de TV por assinatura e banda larga em conjunto. Ambos os sinais são enviados pelo mesmo cabo, mas não há interferências, já que eles são transmitidos por túneis diferentes.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: