Impostômetro

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Fotos do Instagram somem de vez do Twitter


Depois de limitar o compartilhamento de fotos no Twitter, alguns dias atrás, o Instagram desabilitou a exibição de imagens no site de microblogs neste fim de semana. A empresa, agora pertencente ao Facebook, quer que os usuários vejam as fotos em seu próprio site na web em vez de vê-las no Twitter.

Como muitos outros aplicativos em smartphones, o Instagram permite que os usuários compartilhem fotos no Twitter. Na semana passada, porém, as imagens começaram a ser exibidas cortadas no site de microblogs. O motivo é que o Instagram havia deixado de usar o recurso conhecido como Twitter Cards, que formata o conteúdo para visualização. Neste fim de semana, a exibição das fotos foi desabilitada completamente.

O Twitter divulgou um comunicado dizendo que a responsabilidade pela mudança é do Instagram: “O Instagram desabilitou a integração de fotos com o Twitter. Como resultado, as fotos não aparecem mais nos tuítes ou nas galerias dos usuários. Ainda é possível tuitar links para fotos do Instagram. Mas você não pode mais vê-las no Twitter como antes”.

Kevin Systron, fundador e CEO do Instagram, abordou o assunto durante o evento LeWeb, que aconteceu em Paris na semana passada. Ele disse que o Instagram quer levar visitantes a seu próprio site, em vez de engordar a audiência do Twitter. ”Nós aprimoramos nosso site na web, e agora podemos manter uma equipe cuidando dele graças à aquisição pelo Facebook”, disse, como relata o site TechCrunch.

O fato é que a briga entre Twitter e Instagram vem sendo armada há algum tempo. Em agosto, o Instagram superou o Twitter em quantidade de acessos móveis nos Estados Unidos. Em outubro, um mês depois de o Facebook concluir a compra a empresa, ela atingiu a marca de 100 milhões de usuários.

Em novembro, circulou a notícia de que o Twitter trabalhava no desenvolvimento de filtros fotográficos no estilo do Instagram para seu aplicativo móvel. Isso transformaria o app num concorrente direto para o Instagram, é claro.

Enquanto a briga prossegue, usuários do Instagram que quiserem compartilhar fotos no Twitter ainda podem fazer isso, mas terão de seguir um caminho mais tortuoso. O jeito mais simples é abrir a imagem na área de fotos do smartphone (que, no iPhone, é chamada de Rolo da Câmera) e, depois, usar a função de compartilhamento do aparelho.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: