Impostômetro

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Google homenageia Luiz "LUA" Gonzaga

No dia do seu centenário de nascimento, Luiz "LUA" Gonzaga, o Rei do Baião é homenageado na página principal do Google. Como é de costume acontecer nas datas comemorativas dos grandes acontecimentos e personagens do Mundo, o nosso Rei foi também homenageado pelo que representa ao nosso povo brasileiro e principalmente aos nordestinos.

No dia 13 de Dezembro, uma sexta-feira, nasce, na fazenda Caiçara, terras do barão de Exu, o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que na pia batismal da matriz de Exu recebe o nome de Luiz (por ser o dia de Santa Luzia) Gonzaga (por sugestão do vigário) Nascimento (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo).

Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).

Luiz Gonzaga morreu no dia 02 de Agosto de 1989, às 05.15hs, no Hospital Santa Joana, no Recife, onde dera entrada há 42 dias. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa do Estado e o Governo de Pernambuco decretou luto oficial por três dias.  

Neste ano de 2012, ano do seu centenário, Luiz Lua Gonzaga ganha uma das maiores homenagens que um homem de sucesso pode ter, o lançamento do filme “Gonzaga, de pai pra filho”.

Fonte: Wikipédia / www.luizluagonzaga.mus.br

Nenhum comentário: