Impostômetro

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Brasil adota novo sistema de classificação hoteleira

O Brasil terá um novo sistema de classificação para o ramo hoteleiro. O ministro do Turismo, Pedro Novais, assinou hoje no Rio de Janeiro a portaria que define procedimentos e critérios do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Embora as tradicionais estrelas, em escala de 1 a 5, continuem sendo a metodologia adotada, o novo sistema inclui quesitos como medidas para redução de consumo e de coleta seletiva de resíduos.
O ministro explicou que o sistema servirá para padronizar e qualificar os serviços seguindo referências internacionais. “É um sistema inovador que vai preparar o país para receber os turistas para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.”
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABHI-RJ), Alfredo Lopes, elogiou o fato da adesão ser voluntária e acredita que a classificação será um diferencial para os estabelecimentos que quiserem ter mais competitividade. “Um hotel que hoje tem uma piscina pequena e não poderia ter determinado número de estrelas e com a nova classificação pode compensar essa falta de estrutura física com uma série serviços de qualidade,” comentou Lopes.
Para solicitar a classificação, que terá validade de 36 meses, o meio de hospedagem interessado deve constar do sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos do Ministério e preencher os formulários disponíveis no endereço www.cadastur.com.br.
O modelo foi desenvolvido a partir de estudo de caso em 24 países e vai avaliar a infraestrutura, prestação de serviços e de práticas de sustentabilidade. A portaria entra em vigor em 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União (DOU). A inspeção dos locais será feita por técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As informações são da Agência Brasil.

Fonte: Agência IN

Nenhum comentário: