Impostômetro

terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto de mouse virtual supera 300 mil downloads

Um mouse virtual único no mundo desenvolvido com tecnologia espanhola que funciona com ligeiros movimentos de cabeça e gestos faciais se expande cada vez mais pelo mundo, especialmente na América Latina, onde já teve mais de 300 mil downloads.
O Headmouse foi desenvolvido pela Universidade de Lleida, em parceria com a empresa Indra e a Fundação Adecco. Segundo seus responsáveis, é uma tecnologia única no mundo por ser gratuita e altamente eficiente para pessoas com mobilidade reduzida, a partir de seu download em qualquer computador com webcam.
Além disso, sua utilização não requer aprendizagem prévia, já que seu manejo é muito simples, afirmou à Agência Efe o responsável de tecnologias acessíveis da Indra, Alicia Fernández.
Outras tecnologias com funcionalidades similares no mercado custam aproximadamente US$ 17,2 mil e exigem a aplicação de algum aparelho na face para movimentar o mouse, acrescentou Fernández.
Nos próximos dias, a tecnologia espanhola será apresentada no Panamá, após seu bem-sucedido lançamento no Brasil e em outras nações latino-americanas, como Chile, México, Colômbia e Argentina.
O mouse virtual, com versões em inglês, espanhol, português e italiano, funciona a partir do uso de algoritmos de visão artificial. Uma vez instalado o software no computador e concluído o processo de calibração, o sistema pode realizar funções como clicar e arrastar, por meio de piscadas de olhos ou com a abertura da boca.
Jose Luis Campo, informático portador de uma doença degenerativa, disse à Efe que o Headmouse, que é acompanhado de um teclado virtual, o permitiu voltar a utilizar o computador apesar seus problemas de mobilidade. Embora seja um pouco cansativa, declarou Campo, a tecnologia é um grande avanço.
Desde seu lançamento há alguns anos na Espanha, foram incorporadas várias melhorias ao software, que podem ser baixadas no site www.tecnologiasaccesibles.com.
As novas versões possibilitam, por exemplo, que o sistema funcione sem problemas com baixa iluminação, além da compatibilidade com um maior número de câmeras, inclusive aquelas incorporadas em computadores portáteis.
O programa também permite, além da digitação e navegação na internet, o uso de aplicações lúdicas e criativas, como pintar e desenhar.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: